Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2025

CIDADES Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2025, 08:51 - A | A

Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2025, 08h:51 - A | A

LUTO

Morre Dona Pretinha: referência histórica no apoio às manifestações culturais de Cuiabá

Dona Clemance Saldanha Pimenta, mais conhecida como Dona Pretinha está sendo velada desde às 10 horas, na Capela Jardins, na Sala Hortência

Marisa Batalha/ O Bom da Notícia

Faleceu neste domingo (28), as 21h40 em Cuiabá, Dona Clemance Saldanha Pimenta. Dona Pretinha como era carinhosamente conhecida sempre foi um ícone da cultura cuiabana, sobretudo, do carnaval.

Ex-miss, viúva do saudoso criminalista e professor de Direito Constitucional, Renato de Arruda Pimenta e mãe do empresário de comunicação e promotor de eventos, Palmiro Pimenta, Dona Pretinha há anos era referência histórica no incentivo às manifestações culturais.

Assim, bem para além dos concursos de beleza, dedicou boa parte de sua vida à valorização das tradições populares. Dando um apoio gigante aos blocos carnavalescos, artistas e projetos culturais que ajudaram a moldar a identidade cuiabana ao longo das décadas. Assim, claro, teve um papel decisivo no crescimento e cristalização do Carnaval da capital mato-grossense.

Natural de Guiratinga (MT), Dona Pretinha construiu uma trajetória marcada por elegância, carisma e compromisso permanente com a cultura.

Recentemente, recebeu uma honraria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cultura cuiabana e à preservação de sua memória e tradições. A homenagem foi proposta e entregue pelo deputado estadual Carlos Avalone, ao lado de sua esposa, a vereadora Maria Avalone.

Ao longo de sua trajetória, Dona Pretinha também atuou como conselheira de Cultura em âmbito estadual e municipal, contribuindo diretamente para a formulação de políticas públicas e para o fortalecimento institucional do setor cultural em Mato Grosso.

A notícia de sua morte gerou comoção entre familiares, amigos, artistas e representantes da cultura, que destacam sua personalidade forte, generosa e presença constante — tanto nos bastidores quanto na linha de frente dos eventos culturais que ajudaram a construir a identidade cuiabana.

Ela deixa um legado que vai além das festas e homenagens: deixa memória, tradição, resistência cultural e um amor incondicional pela cultura popular. Valores que permanecem vivos na história de Cuiabá e de Mato Grosso. Informações sobre velório e sepultamento serão divulgadas pela família.

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2