O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, enfrenta baixa nos estoques e solicita que os voluntários compareçam à unidade na Rua 13 de Junho, 1.055, para fazer uma doação. A unidade está com o sangue tipo O+ em estado de alerta e o O- em estado de atenção.
Nesta terça-feira (25.11), o MT Hemocentro reuniu doadores e parceiros em um encontro pelo Dia Nacional do Doador de Sangue. Durante o evento, o gerente de Doação, Arnildo Mendes, reforçou a necessidade de novas contribuições: “Ainda precisamos, principalmente, de doadores dos tipos O+ e O-. Esses dois são essenciais para atender a demanda.”
A unidade funciona, das 7h30 às 18h, sem pausa para o almoço. “Quem quiser pode ainda agendar a doação de sangue pelo Sistema de Agendamento do MT Hemocentro”, concluiu o gerente.
Quem pode doar?
O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada: o doador deve estar bem alimentado para poder efetuar a doação e não pode estar em jejum.
Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou do responsável legal para fazer a doação.
Em um período de 12 meses, homens podem doar até quatro vezes e, mulheres, até três vezes. São coletados até 450 ml de sangue por doação e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.


