Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

CIDADES Sábado, 27 de Abril de 2024, 10:02 - A | A

Sábado, 27 de Abril de 2024, 10h:02 - A | A

POVOS INDÍGENAS

Na inauguração da Secretaria de Assuntos Indígenas em Brasnorte, primeira-dama de MT destaca marco histórico

Da Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

A primeira-dama falou da honra de ser considerada madrinha dos povos originários. “Eu gosto muito de estar nas aldeias, gosto de estar junto da população indígena. Eu sempre digo que eu tenho uma alma indígena”, ressaltou.

Para a primeira-dama Lorena, a nova Secretaria vai proporcionar mais ações à população indígena. “Virginia, não tenho palavras para expressar a minha alegria. É um momento muito feliz. Gratidão por estar conosco e por tudo o que você tem feito e se dedicado. Nós temos programas maravilhosos do Governo do Estado, como o SER Família Indígena, que já atende a população indígena da região. Com a criação desta Secretaria, com certeza, vamos fazer muito mais”, avaliou.

A secretária, Cel. Grasielle Bugalho, destacou a atenção da primeira-dama do Estado e a mudança que os programas têm causado no cotidiano dos povos indígenas. “Realmente, dona Virginia é a madrinha dos povos indígenas. Mais do que levar os programas que têm transformado a vida dos povos indígenas, proporcionando a segurança alimentar, nós estamos levando o desenvolvimento social com oportunidades para que tenham melhoria de renda”.

“Momento histórico para o nosso município. Fico feliz e honrado por ser o primeiro vereador indígena aqui em nossa região, e ver tantas coisas boas acontecendo para o meu povo. Obrigado, primeira-dama, por estar presente em nosso meio. Aqui em nosso Estado, estamos virando a página”, disse o vereador Evanildo Rikbakta.

O Deputado Beto Dois a Um falou do prazer de representar a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e participar do novo momento da região. E destacou a atuação do prefeito e da primeira-dama do município e a inspiração do trabalho exercido de forma voluntária pela primeira-dama Virginia Mendes.

“O trabalho do prefeito Edelo e da primeira-dama Lorena é de reparo histórico na melhoria da qualidade de vida da população, e não tenho dúvida de que foi inspirado no trabalho que a nossa primeira-dama Virginia Mendes faz em todo Estado. Virginia, você inspira toda a população mato-grossense a respeitar os povos originários”.

Edelo Ferrari ressaltou os benefícios que a Secretaria de Assuntos Indígenas vai proporcionar. “Essa Secretaria vai ajudar em várias questões, tanto para lutar em busca de melhorias quanto para aproximar a população de modo geral dos povos indígenas, porque todos têm que ser tratados com igualdade”.

Na cerimônia, o superintendente Agnaldo anunciou novas ações direcionadas aos povos originários e lembrou da expansão da Superintendência a partir da dedicação da primeira-dama do Estado.

“Hoje, o secretário de Educação, Alan Porto, confirmou a reforma de todas as salas anexas que atendem os estudantes indígenas de Brasnorte; as três etnias serão contempladas com tratores e implementos agrícolas completos por meio da SEAF; e a Metamat vai construir mais dois poços artesianos que faltavam para os Rikbatsa. Ninguém conhecia a Superintendência de Assuntos Indígenas, e ela passou a ser conhecida porque a nossa guerreira, primeira-dama Virginia Mendes, abraçou a causa e vestiu a camisa dos povos indígenas”.

Atualmente, o programa SER Família Indígena atende 83 famílias em Brasnorte com investimento de 2023 até o primeiro trimestre deste ano de R$ 142 mil. Somente em ações sociais, o Governo de Mato Grosso, por meio dos projetos acompanhados pela primeira-dama Virginia Mendes sob a gestão da Setasc, investiu de 2019 até o momento R$ 6,4 milhões.

Ainda em Brasnorte, o deputado Beto Dois a Um, juntamente com a primeira-dama Virginia Mendes, entregou as chaves de um ônibus 0 km à Secretaria Municipal de Esportes.

Do evento também participaram o presidente da Câmara Municipal, vereador Genival Almeida, os vereadores Sebastião Roberto Mercello, Norberto de Paula Kobaleski, Claudemir de Souza Campo e Gilmar Celso, diretor do Fórum da Comarca de Brasnorte, Romeu da Cunha Gomes; os Caciques Tupi da etnia Miky, Marcelino da Manoky e Manoel Canochi, e o Cacique Geral do povo Manoky.