Domingo, 23 de Março de 2025

CIDADES Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 17:25 - A | A

Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 17h:25 - A | A

FESTA DE FIM DE ANO

Pesquisa revela que 18% dos cuiabanos devem utilizar o 13º salário para compras

O Bom da Notícia

Foto: Secom MT

centro, comércio

 

Para realizar a confraternização de Natal, 18% dos cuiabanos irão recorrer ao 13º salário. É o que mostra pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, em parceria com o Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (Nupes) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

Do total de entrevistados na Capital, 49,1% afirmam receber o abono natalino, enquanto 50,9% dizem não ter direito à gratificação. Entre aqueles que irão passar as festividades na cidade e pretendem fazer compras para celebrar a data, 47,2% foram às lojas e supermercados com antecedência, na 1ª quinzena deste mês. O restante (32,7%) irão às compras na semana que antecede o feriado cristão. 

 

A expectativa dos comerciantes é de bons resultados para este fim de 2019, que deve ser o melhor dos últimos 5 anos. Outro destino do abono natalino é o pagamento de dívidas, decisão tomada por 40,7% das pessoas ouvidas na pesquisa

Conforme o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, o Natal é o período mais forte de vendas do ano e por isso uma oportunidade para os lojistas incrementarem o faturamento, aproveitando inclusive a liberação do 13º salário.

 

A expectativa dos comerciantes é de bons resultados para este fim de 2019, que deve ser o melhor dos últimos 5 anos. Outro destino do abono natalino é o pagamento de dívidas, decisão tomada por 40,7% das pessoas ouvidas na pesquisa. 

 

A 2ª maior parcela dos cuiabanos, equivalente a 21,6%, irá aplicar ou poupar o dinheiro extra. No caso da funcionária pública Sandra Rodrigues, 35, o 13º salário será dividido entre as compras de fim de ano e a caderneta de poupança. “Quero economizar, mas também terei que comprar alguns presentes”. Intenção parecida é manifestada pela assistente administrativa Fernanda Oliveira Costa, 32. “Vou comprar presentes, mas a maior parte do dinheiro vou usar para viagem”. 

 

Entre os ouvidos na pesquisa, 16% afirmam que utilizarão o 13º salário para os gastos nas férias e viagens. Outros 9,3% dizem que irão quitar compromissos de início de ano, como pagamentos de mensalidades escolares e IPVA. Dicas Para quem vai às compras antes do Natal e Ano Novo, vale adotar alguns cuidados. 

 

Planejar e pesquisar é uma boa estratégia para evitar compras por impulso e gastos desnecessários. Fazer uma lista com os nomes de quem deseja presentear definindo prioridades e estipulando o valor máximo a ser gasto ajuda a nortear melhor as compras. O Procon estadual recomenda que o consumidor evite produtos piratas ou de baixa qualidade para não se decepcionar com a durabilidade e resistência. 

 

Outro alerta é em relação à troca, obrigatória por lei apenas quando houver vício de qualidade decorrente da fabricação do produto. “Em qualquer outra situação, a possibilidade de troca deve ser acordada com o vendedor. O consumidor deve solicitar o benefício por escrito”, informa o Procon. 

 

Importante sempre exigir o documento fiscal que comprova a relação de consumo e será necessário para reclamar, caso haja algum problema com o produto. Vale lembrar que o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os bens duráveis.