Quinta-feira, 25 de Julho de 2024

CIDADES Segunda-feira, 08 de Julho de 2024, 19:44 - A | A

Segunda-feira, 08 de Julho de 2024, 19h:44 - A | A

CAST DO BOM

Primeiro as Damas debate união do diálogo à diversidade cultural no combate à violência contra mulher

Luciana Nunes/ Marisa Batalha/O Bom da Notícia

O Cast do Bom do site O Bom da Notícia recebe nesta terça-feira (9), ao vivo, às 17:30, pelas redes sociais, o publicitário e músico Dario Scherner e a tenente-coronel Emirella Martins - que comandou por anos a Patrulha Maria da Penha em Mato Grosso -, para um bate-papo sobre o  projeto 'Primeiro as Damas'.

O projeto foi idealizado pela ONG Piano Gente em parceria com a Defensoria Pública de Mato Grosso, de olho em debater sobre políticas públicas de prevenção e combate à violência contra a mulher nos bairros de Cuiabá e Várzea Grande. Em um esforço hercúleo de enfrentar a violência contra meninas e mulheres.

O Projeto conta para além da Defensoria, ainda com as parcerias da Assembleia Legislativa e do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Esportes(Secel), para inicialmente realizar um total de oito encontros.

Ao entorno do Primeiro as Damas, Dario conseguiu unir mulheres ligadas às mais diversas profissões e à coletivos que estudam a questão das mulheres. Sobretudo, os desafios que enfrentam em uma sociedade ainda estruturalmente machista, que observa o corpo feminino com propriedade e território.

O projeto promete ser um marco na luta contra a violência doméstica em Mato Grosso, pois a iniciativa busca não apenas conscientiza, mas também promove ações concretas e coordenadas entre diversas esferas da sociedade e do governo, unindo estas rodas de conversa à promoções culturais, provando que a diversidade pode ser um um meio eficaz de entendimento e mudança social.

Na sua primeira edição, em maio deste ano, Dario Scherner, presidente da Associação Piano Gente e idealizador do projeto, explicou que 'Primeiro as Damas' surgiu de uma realidade muito triste, que é a violência contra a mulher. Assim, sua intenção era unir as classes, lembrando que, infelizmente, agressores estão presentes em todas as castas sociais e profissões. Exigindo, assim, a união entre instituições públicas e organizações não-governamentais, assegurando espaços de diálogo e conscientização, fundamentais para combater a violência de gênero.

Assim, 'Primeiro as Damas' vem se apropriando de espaços através de palestras, apresentações culturais e debates, como forma de não apenas informar, mas também empoderar as mulheres e a sociedade, apostando que lá na ponta conseguirá garantir um ambiente de respeito e igualdade. 

No Cast destas próxima terça, Dario e Emirella vão abordar detalhes do projeto e as próximas ações em uma roda de conversa com a jornalista Marisa Batalha, editora chefe do portal O Bom da Notíciatos”.

O podcast vem sendo comandado já há mais de cinco anos anos pelos jornalistas Edivaldo Ribeiro, proprietário do site, e por Marisa Batalha.