Domingo, 23 de Junho de 2024

CIDADES Quarta-feira, 22 de Maio de 2024, 15:05 - A | A

Quarta-feira, 22 de Maio de 2024, 15h:05 - A | A

14 MIL ALUNOS MATRICULADOS

Programa SER Família Capacita idealizado pela primeira-dama de MT completa um ano de atividades

O Bom da Notícia/com Assessoria

Neste mês de maio, o maior programa de capacitação profissional de Mato Grosso, SER Família Capacita, comemora um ano. Projetado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e viabilizado pelo Governo de Mato Grosso em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), sob gestão da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), o programa iniciou com 50 mil vagas e cerca 14 mil alunos matriculados.

O investimento total no programa é de R$ 68,7 milhões, com oportunidades em diferentes áreas disponibilizadas aos 142 municípios.

A primeira-dama do Estado destaca a importância da população procurar pelos cursos, especialmente nas áreas que estão disponíveis nas ofertas do Sistema Nacional de Emprego (Sine). “Acompanho o quadro de vagas todas as semanas e vejo várias oportunidades de emprego que precisam de profissionais capacitados, porém falta mão de obra qualificada. O SER Família Capacita atende a grande parte das atividades do mercado de trabalho”, explicou.

Outro ponto que a primeira-dama Virginia Mendes avaliou de forma positiva é o acesso oferecido à população apta a ser atendida pelo programa de capacitação.

“O novo formato de aplicação das aulas está muito mais acessível devido às parcerias com as entidades. Com as novas frentes de trabalho, estamos alcançando os assentamentos, aldeias indígenas, bairros periféricos, clínicas de reabilitação, parcerias com igrejas; enfim, temos um leque de oportunidades, pois ampliamos o alcance. Além de oferecer a capacitação o programa movimenta a economia com a contratação de profissionais e aquisição de insumos e materiais. É um ciclo completo”, pontuou Virginia Mendes.

Clariza Amorim, junto com outras 36 mulheres do município de Água Boa, participou do curso na área da construção civil. Ela já atuava como pintora, mas não tinha o certificado profissional.

“Estou no ramo há 10 anos, mas não tinha um certificado. Foi muito gratificante participar desse curso oferecido pelo programa SER Família Capacita. Agradeço à primeira-dama Virginia Mendes por ter criado este programa que já capacitou tantas pessoas, como eu e minhas amigas”, disse a recém-formada.

A 1.065 km de Cuiabá, na região Pacarana em Rondolândia, Gabriel Zoró, membro da Associação do Povo Indígena Zoró (APIZ), concluiu o curso de assistente administrativo. “Eu gostei de todas as aulas, aprendi coisas que eu não sabia fazer. Por isso, esse curso foi importante para todos nós. Eu dou nota 10 para este curso”, avaliou.

O programa SER Família Capacita está disponível para todas as pessoas; porém, conforme os critérios estabelecidos, a preferência será dada ao público que estiver dentro dos requisitos: beneficiários do Projeto SER Família; mulheres em situação de vulnerabilidade social; profissionais empreendedores em busca de qualificação para geração de renda; jovens em busca do primeiro emprego; profissionais desempregados em busca de recolocação profissional; pessoas com deficiência; pessoas beneficiárias de políticas de inclusão social; pessoas desempregadas; comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhas); egressos do trabalho análogo ao escravo; e egressos do sistema prisional.

Para mais informações, acesse o site do programa.