Domingo, 14 de Julho de 2024

CIDADES Terça-feira, 29 de Agosto de 2023, 08:16 - A | A

Terça-feira, 29 de Agosto de 2023, 08h:16 - A | A

ADULTO

Secel abre inscrições para os Jogos Abertos Mato-grossenses 2023

Da Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) está com inscrições abertas para os Jogos Abertos Mato-grossenses 2023. Neste ano, a competição da categoria adulta inclui cinco fases regionais que classificam as seleções municipais para a etapa estadual. As modalidades em disputa são basquete, futsal, handebol e voleibol. 

Cada município pode participar com uma equipe por modalidade e gênero. As inscrições são gratuitas e realizadas por meio de envio de documentos ao e-mail [email protected]. Os modelos dos documentos e o regulamento da competição estão disponíveis no site www.secel.mt.gov.br/eventos-esportivos

“É uma satisfação retomar os Jogos Abertos, desta vez com as disputas regionais. Manter o evento no calendário esportivo do Estado é de fundamental importância para que os atletas adultos tenham perspectivas de treino e de desenvolvimento esportivo.  Estamos animados e já aguardando as inscrições das seleções municipais”, reforça o titular da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

As primeiras disputas regionais acontecem de 21 a 24 de setembro, e as inscrições devem ser feitas até o dia 11 de setembro. Nesse período, as seleções dos municípios das regiões Sul e Sudeste competem em Campo Verde, e as das regiões Oeste e Sudoeste, disputam os títulos regionais em Pontes e Lacerda.

A próxima fase regional será realizada em Juara, no período de 05 a 08 de outubro, com disputas das seleções municipais das regiões esportivas Médio Norte e Noroeste. Para essa disputa regional, o prazo de inscrição vai até o dia 25 de setembro.

Já os municípios das regiões esportivas Leste e Nordeste competem os Jogos Abertos Regionais no período de 19 a 22 de outubro, em Querência. As inscrições devem ser feitas até o dia 09 de outubro. 

A quinta e última etapa regional irá reunir, em Colíder, as seleções municipais das regiões esportivas Norte e Centro Norte, entre os dias 26 e 29 de outubro.  O prazo de inscrição para essa disputa regional vai até o dia 16 de outubro. 

As equipes masculinas e femininas vencedoras em cada fase regional competem pelos títulos de campeãs mato-grossenses na etapa estadual de sua respectiva modalidade. De 16 a 19 de novembro, haverá as disputas de futsal e handebol; e de 23 a 26 de novembro, será a vez do basquetebol e voleibol. As competições estaduais terão como sede o município de Sorriso. 

Não há limite de idade para os atletas que fazem parte das seleções municipais, desde que acima de 18 anos, e cada equipe pode ter no máximo três atletas de até 17 anos. O regulamente também prevê um número limitado de equipes participantes, e por isso, o preenchimento das vagas será definido por de ordem de chegada dos ofícios de confirmação dos municípios.