Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

ESPORTES Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023, 15:32 - A | A

Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023, 15h:32 - A | A

PROJETO SOCIAL

Com 70 medalhas de ouro, MT conquista Brasileiro de Karatê-Do Tradicional pelo 31° ano consecutivo

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

Mato Grosso mantém a escrita e pelo 31° ano consecutivo conquista o Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional CKTB/WTKF 2023 e a Copa Intercontinental. As duas competições ocorreram no último final em Salvador (BA).

O saldo para o estado foi de 132 medalhas, sendo 70 de ouro, 34 de prata, 25 de bronze e 3 medalhas de quarto lugar. As conquistas fizeram Mato Grosso sagrar-se o campeão geral da competição, seguido da Federação do Rio Grande do Norte (2° lugar) e de Goiás (3º lugar).

Quem liderou os atletas mato-grossenses foi o sensei e diretor técnico da Associação Shotokan, Rodrigo Lúcio de Souza. Ele detalha que Mato Grosso esteve representado por uma delegação de 120 pessoas, entre karatecas, árbitros, técnicos, pais e responsáveis. Para ele, a conquista é resultado de muito trabalho e esforço dos envolvidos.

“Há um planejamento sendo feito e executado. E com a Graça de Deus vem dando certo. Há mais de 3 décadas o sensei José Humberto de Souza (presidente da Associação Shotokan) e equipe vêm trabalhando para elevar e manter o alto nível técnico do nosso Estado e seguimos esse legado com êxito, graças ao Senhor! Agradeço a Deus e a meu pai José Humberto pela confiança na diretoria técnica e na continuidade de um trabalho de uma vida de amor a nossa nobre e transformadora arte marcial, que, mais do que formar campeões, ajuda famílias a seguirem princípios imutáveis, valores eternos de respeito, humildade, gratidão, disciplina, formando cidadãos de bem e íntegros", enfatiza o sensei Rodrigo.

Na Copa Intercontinental os mato-grossenses também fizeram bonito, com diversas conquistas nas disputas mistas de Kata e Kumitê.

Compuseram a seleção de MT atletas dos Dojôs: Associação Centro América de Karatê Shotokan (Cuiabá), Academia Shotokan (Cuiabá), Projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania (Cuiabá), Shodaime Dojô – Condomínio Florais (Cuiabá), Gerson Dojô (Academia Aquarius), Academia Seishin (Lucas do Rio Verde e Nova Mutum), , Projeto Cáritas (Várzea Grande), Academia Flipper – Movimentação Assessoria Esportiva (Cuiabá).

Depois da conquista de dois campeonatos em Salvador, os atletas agora têm o desafio de disputar o Panamericano em Buenos Aires na Argentina em outubro, onde já começam os preparativos nesta semana.

PROJETO SOCIAL

A Associação Centro América de Karatê Shotokan é uma entidade sem fins lucrativos, de administração e prática na área desportiva, cultural, educacional e social. Há muitos anos a iniciativa de sucesso já é promovida e conta com apoio do Ministério da Cidadania e Secretaria Nacional ao Incentivo e Fomento dos Esportes.

O projeto oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar o esporte sem custos. Eles recebem kits com uniformes (camiseta e kimono) e também participam de festivais, cursos de capacitação e exames de faixa custeados.

Os projetos sociais da Shotokan contam com os apoios das seguintes organizações: Ministério dos Esporte e Lei de Incentivo ao fomento dos esportes, Agro Amazônia, Iharabras, Bom Futuro, Energisa, Comper, Fort Atacadista, 1º Serviço Registral de Mato Grosso de Sorriso, Clínica Angel e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá e Várzea Grande (FIA – CMDCA), Posto Zero Quilômetro.