Quinta-feira, 25 de Julho de 2024

ESPORTES Quarta-feira, 03 de Julho de 2024, 14:45 - A | A

Quarta-feira, 03 de Julho de 2024, 14h:45 - A | A

70 ATLETAS

Delegação de MT participa de campeonatos Nacional e Internacional de Karatê em Cascavel-PR

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

Cerca de 70 karatecas de Mato Grosso vão participar de dois grandes eventos, de 9 a 13 de julho, que irão ocorrer na cidade de Cascavel, no Paraná. Tratam-se do IX Campeonato Nacional de Karatê-do Tradicional e do Campeonato Internacional Aberto de Karatê-do Tradicional Nilton Aurimar. O Nacional irá ocorrer de 9 a 11 de julho; e o Internacional de 11 a 13 de julho. Os atletas do Estado estão inseridos em diversas modalidades, a exemplo do kata, kumitê e fukugo.

O diretor técnico da Associação Centro América Shotokan de Cuiabá, Rodrigo de Souza, ressalta que os e as karatecas estão se preparando desde janeiro para as disputas em Cascavel-PR. Acrescenta que a delegação matogrossense contará com karatecas campeões nacionais, mundiais e pan-americanos.

"Serão dois eventos grandes, de 5 dias, que vão preparar os atletas para o Mundial que vai ser em Lima no Peru, no mês de novembro", destaca o sensei.

HEGEMONIA

Souza ressalta que no Nacional Mato Grosso irá defender uma hegemonia de 32 anos.
"Vamos buscar o trigésimo terceiro título consecutivo para o Estado, com uma equipe de cerca de 70 atletas, de Cuiabá, Várzea Grande e Nova Mutum", afirma.

Ele está confiante na delegação. Explica que os atletas vem de uma sequência de quatro eventos, e que isso traz muita experiência para disputar os próximos campeonatos.

"Isso aumenta o leque deles. Traz mais confiança, bagagem, foco e disposição, pois eles já chegam em grandes competições já sabendo o que vão fazer para vencer. Além de estar bem treinada, a delegação vêm de uma preparação multidisciplinar, que envolve parte técnica física e psicológica", explica.

CARÁTER SOCIAL

A delegação também contará com karatecas do projeto social da Shotokan Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania.

"São crianças e adolescentes de bairros carentes da grande Cuiabá e Várzea Grande que, através do karatê, encontram uma oportunidade de crescimento e objetivo na vida", afirma o sensei Rodrigo.

Nesse sentido, acrescenta que karatecas da Shotokan do Polo Cáritas de Várzea Grande estão viajando pela primeira vez para competir fora de Mato Grosso.

"Serão 12 atletas que terão essa experiência incrível. Trata-se de uma oportunidade única, em que eles podem fazer novas amizades e conhecer diferentes culturas", ressalta.

APOIO

A ida dos atletas de Mato Grosso para os campeonatos em Cascavel-PR conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Posto Zero KM e do Ministério da Cidadania e Secretaria Nacional ao Incentivo e Fomento dos Esportes.