Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

MULHER Sábado, 06 de Maio de 2023, 12:31 - A | A

Sábado, 06 de Maio de 2023, 12h:31 - A | A

5 flores para plantar no mês de maio

Mulher

5 flores para plantar no mês de maio
Redação EdiCase

5 flores para plantar no mês de maio

Maio é um mês perfeito para os amantes de jardinagem. Isso porque o clima ameno e a umidade, geralmente presentes nessa época do ano, criam condições ideais para o desenvolvimento de muitas espécies de flores, tornando o outono um momento perfeito para começar um jardim florido.

É importante lembrar que, para plantar, é necessário reservar um espaço adequado e com acesso ao sol, a fim de que o plantio receba a iluminação adequada. Além disso, use vasos que possuam boa drenagem, evitando o acúmulo de água. Por fim, mantenha sempre a terra bem nutrida.

E para quem está em dúvida sobre o que plantar neste período, a ISLA Sementes, empresa brasileira com um diversificado portfólio de sementes de hortaliças, flores, ervas, temperos e árvores nativas do Brasil, apresenta algumas dicas. Confira!

Opções de vegetais para plantar

Em todas as regiões do Brasil, acelga, agrião, aipo/salsão, alface, alho-poró, almeirão, beterraba, cebolinha, cenoura, chicória, couve-de-bruxelas, couve-chinesa, couve-manteiga, couve-rábano, ervilha , mostarda, nabo, rabanete, repolho, rúcula e salva são ótimas opções para serem plantadas.

Já em determinadas regiões, como no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e norte de Minas Gerais, também é possível plantar abóbora, abobrinha, berinjela, coentro, feijão-vagem, jiló, maxixe, melancia, melão, pepino, pimenta, pimentão, quiabo e tomate.

Flores para o mês de maio

Para quem deseja trazer mais cor, perfume e beleza, que tal plantar flores e dar um toque mais alegre ao lar? Abaixo, veja cinco opções que podem ser plantadas em todas as regiões do país durante o mês de maio.

1. Lavatera

Perfeita para jardins e com um ciclo de verão de 90 dias, a lavatera é uma flor considerada grande e aberta; suas pétalas têm cores marcantes variando entre branco e rosa, e seu centro é amarelo-escuro. Seu tamanho pode variar de 80 a 120 cm, e ela pode ser plantada em todas as regiões do país, sendo necessário apenas consultar a época adequada para plantio em cada local.

2. Phlox

A phlox é um tipo de flor que, além de atrair borboletas, é uma ótima opção para bordaduras, canteiros, vasos e arranjos, por ser extremamente florífera. Ela possui um ciclo de verão de 60 dias e de inverno de 90 dias. No formato de pequenos buquês, suas flores são de coloração branca, roxa, vermelha ou rosa.

3. Salvia splendens

Com boa tolerância ao frio, a Salvia splendens é uma planta perene e florífera muito cultivada em vasos, jardineiras e para compor maciços e bordaduras de jardim. Suas pétalas de cor vermelho intenso atraem beija-flores e borboletas, sendo uma ótima opção para épocas de primavera. Seu ciclo de verão dura em média 90 dias e, de inverno, 120 dias.

4. Tagetes

As tagetes são plantas de fácil cultivo com hastes compridas e flores grandes muito aromáticas. Além de atraírem borboletas, são muito utilizadas ao redor de jardins pelo fato de servirem como um ótimo repelente de insetos.

No México , ela é conhecida como “cravo-de-defunto”, por ser tradicionalmente usada na popular “Festa dos Mortos”. Seus ciclos de verão duram em média 75 dias. Vale ressaltar que, no inverno, o seu desenvolvimento é menor, e seu ciclo dura 85 dias.

5. Tithonia

Planta florífera e anual, a tithonia possui porte arbustivo que alcança em média de 1 a 2 metros de altura. Suas numerosas inflorescências são solitárias, com pétalas laranjas, vivas e brilhantes, e centro amarelo. Com ciclos de verão de 60 dias e de inverno 80 dias, ela é tolerante a altas temperaturas e a geadas leves.

Por Carolina Ribeiro

Fonte: Mulher