Domingo, 16 de Junho de 2024

MULHER Terça-feira, 01 de Agosto de 2023, 16:31 - A | A

Terça-feira, 01 de Agosto de 2023, 16h:31 - A | A

Instituto Avon e Ministério Público firmam parceria contra violência

Mulher

Instituto Avon e Ministério Público de São Paulo consolidam parceria para apoiar rede pública no enfrentamento à violência contra mulheres
FreePik

Instituto Avon e Ministério Público de São Paulo consolidam parceria para apoiar rede pública no enfrentamento à violência contra mulheres

O Instituto Avon e o Ministério Público do Estado de São Paulo assinaram um acordo de cooperação técnica para auxiliar o desenvolvimento e implementação de ações conjuntas voltadas para o enfrentamento à violência contra população feminina do estado.

O braço social da Avon irá contribuir com o monitoramento e análises qualitativas e quantitativas de dados e indicadores de feminicídios e violência doméstica; na construção de um modelo de fluxos e protocolos para a rede pública; e na troca de experiências e articulação de atividades, treinamentos e iniciativas de conscientização sobre o assunto.

De acordo com a 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, São Paulo teve um aumento de 43,3% no número de feminicídios em 2022 em comparação ao ano anterior, totalizando 195 casos. Além disso, foram registradas 52,6 mil ocorrências de violência doméstica, revelando uma alta em relação a 2021, que teve 51,9 mil casos.

Membros do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, do Ministério Público de São Paulo e do Instituto Avon
Divulgação

Membros do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, do Ministério Público de São Paulo e do Instituto Avon

“Com a formalização desta parceria, temos a oportunidade de potencializar o nosso compromisso com o bem-estar das paulistas por meio do enfrentamento da violência contra a mulher. Ao unir esforços a órgãos públicos locais, conseguimos colaborar no aprimoramento e fortalecimento de mecanismos e estratégias eficientes e baseadas em evidências, voltadas para a garantia da segurança, dos direitos e o devido acolhimento a mulheres e meninas em situação de violência e vulnerabilidade social”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

Um exemplo recente da colaboração entre a organização e o governo paulista foi a realização da 12ª edição do Workshop de Acesso à Justiça, um evento promovido pelo Instituto Avon que visa a capacitação profissional de agentes de segurança pública, integrantes do sistema judiciário, membros do Ministério Público, entes governamentais, psicólogos, assistentes sociais e organizações da sociedade civil que atuam no suporte a mulheres em situação de violência de 18 municípios do estado de São Paulo. O propósito da iniciativa foi estreitar o diálogo entre profissionais da esfera pública para viabilizar estratégias, planejamentos e políticas e atendimentos mais humanizados e eficazes para apoiar e proteger a população feminina da região.

“A parceria entre o Instituto Avon e o Ministério Público de São Paulo guarda importância na união de esforços entre o público e o privado no impulsionamento de iniciativas voltadas à igualdade de gênero e ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O Instituto apoia mais de duzentos projetos, articula com centenas de empresas e agentes públicos, e a união certamente resultará em iniciativas e projetos que impactem ainda mais o bem-estar e a saúde física e psicológica da mulher, além de contribuir para redução dos fossos que tem resultado níveis recordes de violência em 2023”, diz Fabíola Sucasas, promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero.

Além de Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, e Beatriz Accioly, coordenadora das áreas de pesquisa e impacto e parcerias do Instituto Avon, também estiveram presentes na solenidade para assinatura do termo de cooperação Mario Sarrubbo, procurador-geral de justiça; José Carlos Cosenzo, subprocurador-geral de justiça de políticas criminais; Fabíola Sucasas, promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Fonte: Mulher