Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026

O BOM DA VIDA Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026, 16:25 - A | A

Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026, 16h:25 - A | A

IMERSÃO INSTITUCIONAL

Casa dos Empreendedores promove imersão na Força Tática e reforça formação de líderes

Uma vivência que desloca certezas, confronta limites e reposiciona o modo de liderar

Julia Panosso/O Bom da Vida

O silêncio atento antecede a orientação inicial. Olhares concentrados, postura ereta, expectativa contida. Ao cruzarem os portões do batalhão da Força Tática da Polícia Militar de Mato Grosso, os membros da Casa dos Empreendedores Cuiabá deixaram para trás o conforto do ambiente conhecido para viver uma experiência que exigiu presença, disciplina e preparo emocional.

A imersão institucional reuniu 40 membros da comunidade empreendedora em uma vivência prática marcada por ritmo intenso, atenção constante e decisões sob pressão. Cada atividade proposta exigiu foco absoluto e clareza de ação, revelando, na prática, o que significa sustentar escolhas quando o erro não é uma opção abstrata, mas uma consequência real.

A iniciativa reforça o compromisso da Casa dos Empreendedores com uma formação que ultrapassa o conteúdo teórico e o ambiente digital, apostando em experiências concretas como instrumento de desenvolvimento de líderes mais conscientes e preparados.

Comunicação como responsabilidade institucional

A parceria entre a Casa dos Empreendedores e a Força Tática parte de um entendimento comum sobre o papel estratégico da comunicação. Em um cenário digital marcado pela presença de desinformação, golpes e narrativas distorcidas, ocupar esses espaços de forma responsável tornou-se uma necessidade institucional.

“A gente acredita no poder da comunicação quando ela é usada com responsabilidade. Hoje, muita gente que não representa bons valores ocupa espaço nas redes, enquanto instituições sérias permanecem em calados. O problema nunca foi o barulho dos maus, mas o silêncio dos bons. E isso vale também para as instituições”, afirmou Matheus Borges, um dos sócios da Casa dos Empreendedores.

Dentro dessa colaboração, a Casa irá oferecer treinamentos voltados à comunicação, posicionamento digital e construção de narrativa institucional aos policiais da Força Tática. O objetivo é contribuir para que o trabalho desenvolvido pela corporação seja compreendido pela sociedade de forma clara, responsável e alinhada à realidade vivida no dia a dia.

Valores compartilhados entre militares e empreendedores

Apesar de atuarem em contextos distintos, militares e empreendedores enfrentam desafios semelhantes. Pressão constante, decisões rápidas, trabalho em equipe, disciplina e responsabilidade fazem parte das duas rotinas.

“O militar e o empreendedor têm muito mais em comum do que parece. Ambos lidam com pressão, tomada de decisão rápida, trabalho em equipe e responsabilidade real. Essa vivência mostrou que liderança não se constrói no discurso, mas na prática, no preparo e na constância”, destacou Éder Rodrigues, também sócio da Casa.

Durante a imersão, os participantes passaram por atividades físicas, simulações de tomada de decisão, exercícios de controle emocional e contato direto com a dinâmica operacional de uma das unidades mais especializadas da Polícia Militar. A proposta foi apresentar a realidade sem filtros ou romantizações.

Liderança forjada na prática

Para os participantes, a experiência evidenciou que excelência não se constrói por improviso, mas a partir de treinamento contínuo, atenção aos detalhes e compromisso diário.

“Não fomos apenas apresentados à rotina da Força Tática, nós vivemos parte dela, foi uma imersão real. Isso muda completamente a forma como você enxerga liderança, preparo emocional e responsabilidade. Excelência não se improvisa, ela é construída todos os dias”, afirmou Paulo Lemes, sócio da Casa dos Empreendedores.

O contato direto com a rotina do batalhão reforçou a importância da constância, do autocontrole e da clareza de missão, valores que dialogam diretamente com a formação de empreendedores mais conscientes e líderes mais preparados.

Experiência que transforma percepção

Além do aprendizado técnico e emocional, a vivência provocou uma mudança imediata na percepção dos participantes sobre o trabalho da Força Tática e sobre a própria responsabilidade do empreendedor na sociedade.

“A linguagem das emoções são as experiências. Uma coisa é ouvir uma palestra, outra completamente diferente é viver algo fora do seu ambiente habitual. Quando você vivencia, a percepção muda imediatamente. Isso impacta diretamente a forma como você se comunica, lidera e se posiciona diante da sociedade”, destacou Thaís Ribeiro, participante da imersão e CEO do portal O Bom da Notícia.

Formação além do digital

A Casa dos Empreendedores reforça que sua atuação não se limita ao ambiente digital. Embora reconheça a importância da internet como ferramenta de alcance e posicionamento, a instituição aposta em experiências presenciais como parte essencial da formação de líderes.

Com dois pilares bem definidos, conectar pessoas e compartilhar conhecimento, a Casa segue investindo em parcerias sólidas com instituições e profissionais que operam em alto nível, sempre alinhados a valores como ética, respeito, disciplina e perseverança.

Continuidade e propósito

A imersão na Força Tática integra uma série de ações que a Casa dos Empreendedores pretende desenvolver ao longo de 2026. A proposta é seguir oferecendo vivências fora do óbvio, em ambientes que exigem preparo, postura e responsabilidade. “A mensagem que fica é direta, ainda que não simplificada: quem aceita se expor a experiências reais aprende mais rápido, amadurece decisões e se prepara, de forma concreta, para os desafios da vida real,” finalizou Paulo Lemes.

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2