Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

O BOM DA VIDA Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2022, 18:00 - A | A

Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2022, 18h:00 - A | A

MACBETH

Grupo de Porto Alegre apresenta peça inspirada em obra de Shakespeare no Sesc Arsenal

Espetáculo tem entrada gratuita e faz parte da programação do evento ‘Sistema Fecomércio apresenta Magia do Natal’

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

A tragédia shakespeariana ‘Macbeth e o Reino Sombrio’ será apresentada no Sesc Arsenal, nesta terça-feira (13), às 19h. A trama será encenada pelo Coletivo Órbita, formado por atores de Porto Alegre (RS). No palco, será contada a história de um general de guerra ambicioso que desencadeia uma séria de conflitos após trair o rei da sua nação. A entrada é gratuita.

A atividade faz parte da programação do evento ‘Sistema Fecomércio apresenta Magia do Natal’, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT). Além da peça, até o dia 15 de dezembro, o Sesc Arsenal receberá cursos de confeitaria natalina, Bulixo e apresentações musicais da Orquestra SESI, Cia Sinfônica e da cantora Wanessa Dias.

O coletivo gaúcho adaptou a obra complexa de William Shakespeare para uma linguagem atual com o objetivo de torná-la acessível e atrativa a diferentes faixas etárias, principalmente, ao público infantojuvenil. O texto tem ritmo rápido e é representado por dois atores e uma atriz que dão vida a mais de 20 personagens.

O general de guerra, ponto central da peça, deixa a ganância influenciar suas decisões após um encontro sombrio com três bruxas. Seu amigo, Banquo, testemunha o momento em que são feitas algumas previsões para o militar e presencia sua mudança de comportamento. A esposa do líder do exército o auxilia a planejar a conspiração contra o rei.

“Esse espetáculo é uma grande oportunidade para comunicar saberes literários e despertar no público o interesse de aprofundar seus conhecimentos sobre as obras de Shakespeare. Além de apreciar a peça, os espectadores também poderão interagir com a decoração natalina e registrar os momentos em família”, fala o diretor regional do Sesc-MT, Carlos Rissato.

‘Macbeth e o Reino Sombrio’ será encenada no jardim do espaço de cultura e, caso chova no momento da apresentação, a peça será remanejada para o teatro.

‘Magia do Natal’

A programação ‘Sistema Fecomércio apresenta Magia do Natal’ foi aberta no dia 8 de dezembro com a realização da ‘Feira Cultural e Gastronômica Bulixo’ no estacionamento do Estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha).

O prédio histórico do Sesc Arsenal se transformou em uma atração à parte ao ter sua fachada iluminada com uma sequência de luzes sincronizadas a partir de uma seleção de músicas da Cia Sinfônica que continuará a encantar os visitantes até o encerramento da festividade, no dia 15 de dezembro.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.