Domingo, 23 de Junho de 2024

O BOM DA VIDA Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 18:31 - A | A

Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 18h:31 - A | A

LIVRO E LEITURA

Projeto de formação e pesquisa sobre bibliotecas de MT será lançado nesta quarta-feira

Estão contemplados cursos de gestão, diagnóstico das bibliotecas e oficina de escrita criativa

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

O projeto ‘Saberes para o fortalecimento do livro, leitura, literatura e biblioteca’ será lançado nesta quarta-feira (29), às 9h, em uma live transmitida no YouTube. A iniciativa contempla pesquisa sobre a situação das bibliotecas de Mato Grosso, curso de gestão para trabalhadores de bibliotecas públicas e oficina de escrita criativa para jovens.

Com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o encontro online contará com participação de servidores da Pasta que atuam no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso. O projeto é uma realização do Instituto Saberes e é viabilizado por meio de recursos do Programa Olhos d’Água, do Ministério da Cultura.

A proposta é oferecer formação na área de gestão de bibliotecas públicas e comunitárias para profissionais que atuam nessas instituições, como bibliotecários, gestores e agentes de bibliotecas. A meta é capacitar 250 pessoas, com início das aulas previsto para o mês de agosto.

Outra atividade que será realizada é a de imersão prática em gestão de bibliotecas, que será oferecida para três municípios mato-grossenses, contemplando 90 pessoas.

Além da capacitação, o programa contempla uma pesquisa diagnóstica sobre a situação das bibliotecas de Mato Grosso, com o objetivo de produzir informações que podem subsidiar políticas públicas para o segmento do livro, leitura, literatura e bibliotecas.

O programa também irá viabilizar uma oficina de escrita criativa para 40 jovens de 13 a 19 anos, residentes em Juína, incluindo a comunidade indígena Riktbaktsa.