Quinta-feira, 03 de Julho de 2025

O BOM DA VIDA Segunda-feira, 18 de Abril de 2022, 09:06 - A | A

Segunda-feira, 18 de Abril de 2022, 09h:06 - A | A

VATICAN NEWS

Tela de artista de MT, 'Maria às pressas', entra para o acervo do Papa Francisco

O Bom da Notícia/Com Assessoria

A artista plástica e muralista brasileira contemporânea, Mari Bueno, moradora de Sinop (503 km distante de Cuiabá), especialista em arte sacra, premiada no Brasil e no exterior teve uma de suas obras inseridas no acervo do Papa Francisco, no Vaticano.

A tela - 'Maria às pressas' -, retrata a mãe de Jesus Cristo. E cada detalhe da obra possui uma simbologia, de acordo com a artista.

De acordo com Mari Bueno o trabalho é carregado de simbologia cristã, seja nas cores ou no vestido de Maria, tudo fala da fé cristã.

“Esse trabalho foi estudado, onde eu coloquei toda uma simbologia. A cor de Maria é o verde, que significa a esperança. Ela está em movimento indo para casa de Isabel. O vestido possui oito pregas que representa o novo nascimento, o novo evangelho. Na imagem, o caminho onde ela está passando possui flores e pedras, que significa as dificuldades e as vitórias onde encontramos pelo caminho”, disse.

A artista conta que participava de um Congresso de Teologia quando soube do interesse do papa sobre suas obras. E queria, em particular, uma obra que retratasse Maria em ação, em movimento. 'Uma tela que retratasse a mulher de atitude que está no evangelho. Então resolvi fazer essa obra e pintar'.

De acordo com o site Vatican News, portal de notícias do Vaticano, a artista deixou a obra para ser dada ao pontífice em 2019, quando esteve em Roma para uma mostra sobre a Amazônia. O quadro, entretanto, só foi entregue ao papa no dia 24 de março, na véspera do dia da consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.