Quinta-feira, 20 de Junho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Sábado, 25 de Maio de 2024, 13:43 - A | A

Sábado, 25 de Maio de 2024, 13h:43 - A | A

MT

ALMT instala Câmara Setorial da Apicultura Profissional e Recreativa

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso criou nesta quinta-feira (23), a Câmara Setorial da Apicultura Profissional e Recreativa. O organismo tem o papel de estudar a cadeia produtiva do setor, levantando demandas e dificuldades dos profissionais da área a fim de propor políticas de estado que beneficiem a atividade.

A Câmara Setorial foi criada atendendo aos dispositivos da Lei nº 10.825, de 05/02/2019, por Requerimento (155/2024), do deputado estadual Wilson Santos. Terá 180 dias, prorrogáveis por igual período, para fazer audiências, realizar estudos, discutir demandas e apresentar seu relatório final.

O ex-deputado estadual José Esteves de Lacerda Filho irá presidir a CST que terá como relator o produtor rural Rubens de Pinho Filho. Caberá ao veterinário e professor universitário, Afonso Lodovico Sinkoc, secretariar os trabalhos da CST que terá como membros os apicultores Márcio do Nascimento Ferreira; Willian Ambrósio de Oliveira; Kerginaldo Lisboa Melo; João Roberto Buzatto e a ex-senadora da república Serys Slhessarenko.

"Esse é um tema de suma importância para nosso estado que tem grande potencial produtivo de mel. O trabalho está nas mãos de importantes apicultores e estudiosos do tema e tenho certeza de que o desenvolvimento desta cadeia produtiva poderá gerar trabalho e renda para milhares de mato-grossenses. [...] As abelhas são importantes produtoras de mel, mas, mais ainda, grandes responsáveis pela manutenção e reprodução de plantas e grãos que fomentam a economia deste estado. Desejo sucesso a esta CST e a declaro instalada", disse o deputado Wilson Santos.