Quinta-feira, 20 de Junho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Quinta-feira, 16 de Maio de 2024, 15:32 - A | A

Quinta-feira, 16 de Maio de 2024, 15h:32 - A | A

JARDIM UNIVERSITÁRIO

Após denúncia de Vidal, DEMA abre investigação para apurar descarte irregular de animais mortos

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

Após a denúncia do vereador Sargento Vidal (MDB), equipes da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec) estiveram presentes na manhã desta quinta-feira (16), no bairro Jardim Universitário, para iniciar as investigações sobre o descarte irregular de animais mortos na região. Três restos mortais de animais foram encontrados espalhados.

A ação contou com o apoio da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal (BEA), vinculada à Prefeitura de Cuiabá. No local, os agentes, em parceria com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizaram a escavação do solo em uma área aparentemente remexida, na tentativa de localizar possíveis animais enterrados, mas nada foi encontrado.

O investigador da DEMA, Luís Carlos, afirmou que os fatos serão apurados a fim de identificar e punir os responsáveis. “Recebemos a denúncia, porém, não há pistas, nem vestígios dos possíveis autores. Colhemos todo o material necessário e agora vamos seguir em busca de provas para tentar localizá-los. Trata-se, realmente, de um crime de poluição ambiental”, disse.

O vereador Sargento Vidal afirmou que o objetivo de sua atuação é combater a reincidência de crimes como este, protegendo a saúde e a vida dos pets, bem como contribuindo para a preservação do meio ambiente.

“Trabalhar em favor dos nossos animais é a nossa missão, mas nada se faz sozinho. Trouxemos as autoridades competentes até aqui para evitar que cenas tristes como esta voltem a ocorrer em nossa cidade. É preciso cuidar dos nossos bichinhos e da natureza também. Meus parabéns a todos pela disposição”, frisou Vidal.

Atualmente, está em vigor, em Cuiabá, a lei complementar nº 436/2017, que dispõe sobre as políticas de proteção aos animais domésticos no município. O artigo nº 03, inciso IV, assegura os compromissos referentes à guarda responsável, desde a adoção até o fim de suas vidas.

A secretária adjunta de Bem-Estar Animal, a médica veterinária Tatiana Soares, afirmou que o papel do Executivo Municipal, neste momento, é prestar suporte à DEMA até a conclusão do inquérito policial, auxiliando nas investigações. “Sempre estamos juntos nas ocorrências, colaborando com a construção dos pareceres técnicos, por meio do envio de nossas constatações. Por ora, acreditamos se tratar de um descarte irregular doméstico”, completou.

Para os munícipes que presenciarem casos semelhantes ou tiverem outras demandas da cidade, o vereador Sargento Vidal oferece um canal de comunicação exclusivo para recebimento de solicitações: telefone/WhatsApp (65) 99950-3344.