Segunda-feira, 22 de Julho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Sexta-feira, 14 de Julho de 2023, 14:22 - A | A

Sexta-feira, 14 de Julho de 2023, 14h:22 - A | A

LÂMPADAS DE LED

Diretor-geral da Limpurb afirma que Cuiabá tem cumprido todos os critérios para adesão ao MT Iluminado

O Bom da Notícia/com Assessoria

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, afirmou na quinta-feira (13) que Cuiabá tem cumprido todos os critérios estabelecidos para adesão ao Programa MT Iluminado. Segundo ele, desde novembro de 2022, a empresa pública tem efetuado o cadastro de projetos e entregado as documentações necessárias para garantir o acesso às lâmpadas de LED.

A declaração do diretor-geral rebate o pronunciamento da vereadora Michelly Alencar, feito na Câmara Municipal. Em sua fala, a parlamentar afirmou equivocadamente que os equipamentos não foram entregues ao Município por falta de certidões. Todavia, em ofício recebido pela Limpurb na terça-feira (11), o Governo do Estado solicita apenas a comprovação de que a empresa pública é a responsável pela manutenção da iluminação pública de Cuiabá.

“Todos sabem que a Limpurb assumiu todas as atribuições da extinta Serviços Urbanos. Mas, sem qualquer problema, vamos protocolar a resposta e cumprir mais essa exigência. Há mais de seis meses temos trabalhado para conseguir receber esses equipamentos. Cadastramos os projetos, cadastramos no SIGCON, e pedindo a ajuda de deputados e assessores para conseguirmos acesso às luminárias”, comenta Júnior Leite.

O diretor-geral enfatizou ainda que para restabelecer a verdade dos fatos é preciso que a população seja informada da forma correta. Ele relata que o prefeito Emanuel Pinheiro tem total conhecimento desse processo e faz cobranças contínuas para que mais essa situação seja resolvida o quanto antes, por entender que a instalação de lâmpadas de LED representa um grande avanço na vida dos cuiabanos.

“Quero deixar claro à nobre vereadora, que diferente do que foi dito, as lâmpadas não estão disponíveis na Limpurb e muito menos para utilização. É importante conhecer o processo, para que ela possa, inclusive, nos ajudar. A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro tem trabalhado todos os dias para melhorar a qualidade de vida da população. E neste caso não seria diferente”, pontuou.

OS AVANÇOS JÁ ACONTECEM

Mesmo sem ainda ter conseguido acesso aos equipamentos do Programa MT Iluminado, a Prefeitura de Cuiabá já está promovendo uma completa transformação no sistema de iluminação pública. Segundo dados da Limpurb, de 2022 para 2023, a quantidade de lâmpadas de LED em funcionamento na cidade saltou de 9,5 mil para 19 mil, o que representa um aumento de 100%.

Ainda segundo o levantamento, este número representa 20% do parque de iluminação pública da Capital, que é composto por cerca de 95 mil lâmpadas. O avanço é resultado de um trabalho contínuo que vem sendo realizado pela Prefeitura de Cuiabá, com o intuito de modernizar a estrutura em todas as regiões. As ações alcançam os grandes corredores de mobilidade, vias principais dos bairros, praças, parques e outros equipamentos públicos.