Sábado, 20 de Julho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Terça-feira, 12 de Dezembro de 2023, 15:19 - A | A

Terça-feira, 12 de Dezembro de 2023, 15h:19 - A | A

DURANTE DOIS ANOS

Gabinete de Intervenção firma parceria com o MT Hemocentro para fornecimento de sangue ao HMC

Parceria vai gerar uma economia de aproximadamente R$ 300 mil por mês à unidade de saúde

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

A Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), sob gestão do Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde Pública de Cuiabá, firmou parceria com o MT Hemocentro para o fornecimento de sangue para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A parceria será pelo período de dois anos e deve gerar uma economia de aproximadamente R$ 300 mil por mês à instituição.

Desde a abertura do HMC, o fornecimento de sangue e hemocomponentes tem sido feito por meio de empresa privada. O HMC consome em média 700 bolsas de sangue por mês. A unidade hospitalar é referência em traumatologia.

“A parceria traz vários benefícios, entre eles, a redução no custo operacional do serviço, além de proporcionar um abastecimento de hemoderivados para o atendimento de toda a população da baixada cuiabana, pois somos um hospital de referência ao trauma, com o centro de tratamento de queimados, cirurgias de média e alta complexidade da rede SUS”, destaca o cointerventor e diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Israel Paniago.

Além disso, no período de 18 de dezembro a 18 de janeiro, a unidade móvel do MT Hemocentro estará presente no pátio do HMC para realizar coleta de sangue. A unidade móvel tem capacidade para receber até três doações simultaneamente. O atendimento aos doadores será de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que estejam com boa saúde e pesem mais de 50 quilos. Entre outros critérios estão, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter consumido bebidas alcoólicas pelo período de 12 horas antes da doação.