Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Segunda-feira, 11 de Setembro de 2023, 15:17 - A | A

Segunda-feira, 11 de Setembro de 2023, 15h:17 - A | A

ATÉ 22 DE SETEMBRO

Inscrições para Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação são prorrogadas

Os projetos selecionados serão apresentados de 16 a 18 de outubro e 30 melhores serão classificados

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

O prazo de inscrições da XV  Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Mecti) foi prorrogado até o dia 22 de setembro. O evento é destinado aos estudantes da rede pública e privada, com o objetivo incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica nas escolas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na plataforma da Mostra, clicando aqui. 

Ao todo, 80 projetos serão selecionados para serem apresentados entre os dias 16 e 18 de outubro, de forma presencial, na Faculdade de Tecnologia do Senai-MT (FATEC) e também online. Do total, 30 projetos de estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e médio e alunos do ensino técnico e profissionalizante serão classificados como finalistas. 

Organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), a Mostra irá premiar os melhores trabalhos apresentados nas categorias estabelecidas em edital. Entre os prêmios está a indicação para participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), organizada pela Universidade de São Paulo (USP). 

Além disso, cada aluno da equipe que tiver a melhor pontuação (1º lugar) receberá um Smartphone. Outros 20 projetos serão premiados com 20 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) ofertadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), com duração de até 12  meses. 

Para participar da seleção, os estudantes de instituições públicas e privadas deverão inscrever um trabalho voltado para a superação das desigualdades regionais. Cada projeto deve contar com a indicação de um aluno e um professor orientador.

A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Lecticia Figueiredo, explicou as razões para a prorrogação e deu destaque à importância da participação dos professores orientadores, que poderão receber certificados de participação dos projetos selecionados como finalistas. 

“Estamos estendendo o prazo da 15ª MECTI devido à nossa expectativa de ampliar o número de cidades, participantes, estudantes, e professores, que possam envolver seus alunos em projetos de iniciação científica, para que possamos alcançar cada vez mais mais municípios do estado. Contamos com a ajuda dos professores para desenvolver desde a escola esse olhar para a pesquisa científica e de inovação”, reforçou Lecticia. 

Os interessados devem ler a íntegra do edital e se atentar para a utilização dos modelos de apresentação e escrita do resumo do trabalho. Para a inscrição, é imprescindível apresentar todas as informações solicitadas no formulário online. Para acessar, clique aqui

Em sua 15ª edição, a Mostra conta ainda com a realização do Governo Federal, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Já os apoios são da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Instituto Farmun.