Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Sexta-feira, 13 de Novembro de 2020, 12:14 - A | A

Sexta-feira, 13 de Novembro de 2020, 12h:14 - A | A

TRABALHO SOCIAL

Márcia rebate França sobre abandono do Siminina e vê 'desespero' de candidato

O Bom da Notícia

A primeira-dama Márcia Pinheiro classificou as falas do candidato a prefeito de Cuiabá, Roberto França, durante o debate eleitoral da TV Villa Real, sobre as ações sociais em Cuiabá, como desesperada com o objetivo de enganar a população

“É um absurdo falar que o Siminina está abandonado. É um absurdo falar que vai fazer a Casa da Mulher Brasileira quando nós já lançamos, inclusive com emenda do deputado Emanuelzinho. É inadmissível ele falar que vai reativar os programas sendo que estão em pleno funcionamento. Ele acha que a população vive onde? Que enganar quem?”, indagou.

Segundo a primeira-dama, o Siminina é um importante programa feito pela gestão do então prefeito Roberto França, entretanto ele ficou parado no tempo sem nenhuma reformulação em sua estrutura assistencial.

“O Siminina era antes visto apenas como um local que os pais tinham onde deixar suas filhas enquanto estão trabalhando. Era simplesmente recreativo, nós o tornamos educativo com o maior conjunto de ações de sua história. É só ir nas unidades. Temos inúmeras atividades que mudam a vida das meninas. Apresentamos em Brasília onde a ministra Damares ficou encantada e classificou Cuiabá como capital nacional da menina”, lembrou.

Ela ainda destaca a mudança do regime de contratação dos servidores do Siminina, valorização do profissional que não acontecia há mais de 15 anos. “O servidor ficava desempregado quando o Siminina estava de férias. Nós pensamos nesses profissionais e hoje eles tem salário digno, carteira assinada com todos os benefícios. Isso é estar abandonado?”, reiterou.

A primeira-dama ainda lembrou os avanços históricos alcançados durante a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro como a reforma da Nova Casa de Amparo, Espaço de Acolhimento da Mulher, Casa da Mulher Brasileira, Qualifica Cuiabá e Secretaria Municipal da Mulher.

“Chega a ser cômico o desespero dos candidatos tentando enganar a população. A Casa da Mulher Brasileira é uma conquista da nossa gestão que o próximo prefeito eleito irá herdar. É uma emenda, inclusive, do deputado federal Emanuelzinho que foi articulada junto à prefeitura. O Espaço de Acolhimento, único do Brasil presente dentro de um hospital público qual amparada mulheres vítimas de violência doméstica com atendimento médico, jurídico e psicológico. Quem eles querem enganar?”, disse a primeira-dama em tom de indignação.

As ações voltadas às mulheres tem a primeira-dama como precursora de ideias como o Qualifica Cuiabá 300 anos, programa premiado nacionalmente pelo alcance social, sobretudo as mulheres, ao oferecer independência financeira por meio de cursos de qualificação oportunizando emprego, renda familiar e empreendedorismo.

“Nós oportunizamos para mais de 3 mil mulheres, algumas inclusive saindo do do ciclo da violência ao capacitarmos e entregarmos ela ao mercado de trabalho a tornando mais independente com seu próprio sustento, gerando renda própria. Como um candidato vai à TV com mentiras dizendo que nós não fizemos nada. É um desrespeito com a população”, disse.

Márcia Pinheiro tem sido uma das primeiras-damas mais atuantes da história de Cuiabá tendo papel importante na atual administração, principalmente na área social onde tem indicado diversos programas e ações relevantes para o bem estar social dos cuiabanos, sendo, inclusive, convidada por partidos para disputar o pleito eleitoral por tamanha expressão popular.