Sábado, 20 de Julho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Quarta-feira, 30 de Agosto de 2023, 11:39 - A | A

Quarta-feira, 30 de Agosto de 2023, 11h:39 - A | A

EDUCAÇÃO

Ônibus vira sala de aula e irá beneficiar centenas de trabalhadores

O Bom da Notícia/com Assessoria

Um antigo ônibus está transportando sonhos e levando esperança de um futuro melhor para centenas de trabalhadores da BRF em Lucas do Rio Verde (330 km de Cuiabá). O veículo foi adaptado para sala de aula e, com isso, os funcionários poderão concluir seus estudos dos ensinos fundamental e médio por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na própria empresa, em horários flexíveis.   

A iniciativa inédita no estado é uma parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) com a direção da indústria. A unidade móvel, que foi entregue segunda-feira (28), dispõe de ambiente climatizado e computadores individuais, com capacidade para atendimento de 12 alunos por vez. As matrículas já estão abertas e a aula inaugural agendada para o dia 18 de setembro. 

As empresas buscam trabalhadores experientes, mas não apenas isso. É preciso agarrar as oportunidades que surgem. Como pretende o operador 1 de aves Silvio Miranda, que está há alguns anos na empresa. Ele, que parou de estudar para trabalhar é um dos matriculados na turma. “Essa oportunidade é única para eu aproveitar o tempo perdido nos meus estudos. Além de aprimorar meus conhecimentos e receber uma certificação, aprenderei a manusear o computador”. 

Para a analista de Recursos Humanos da indústria, Christiane Oliveira, responsável pelo projeto, a empresa reconhece a grande dificuldade da maioria desses trabalhadores, principalmente com relação à locomoção e ao cansaço físico, e que o ônibus estacionado na empresa será um salto no cuidado com as pessoas por meio do conhecimento. 

“Estamos oportunizando para os colaboradores essa chance de estudar, pois sabemos que muitos tiveram que trabalhar cedo, vieram de outros estados e não tinham estrutura familiar para poder ter os momentos de estudo. Para que eles possam se capacitar, evoluírem na carreira aqui dentro da unidade, dar uma condição melhor de vida para suas famílias, crescer e progredir.” 

O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi MT, Márcio Alves, lembrou que em nenhum momento da vida é tarde para voltar a estudar. “Precisamos estar sempre nos qualificando, não paramos nem devemos parar de obter conhecimento em nenhum momento de nossas vidas, pois o mercado de trabalho exige que nos aprimoremos todos os dias. O Sesi, em parceria com a BRF, vai ajudar vocês nessa formação”, ressaltou, na ocasião da entrega. 

Metodologia diferenciada 

A metodologia de Reconhecimento de Saberes é o grande diferencial do Sesi. Por meio dela, o aluno tem os conhecimentos que desenvolveu em ambientes formais, não formais e informais reconhecidos, validados e certificados. São realizadas presencialmente, em um ambiente online, por meio de formulários, entrevistas, análise de documentos das experiências e aplicação de avaliações. O tempo de duração do curso depende do nível de conhecimento de cada aluno. 

Mais ações 

O lançamento do projeto fez parte da programação da feira de benefícios promovida pela BRF. Na ocasião, o Sesi ofereceu aos trabalhadores avaliação de saúde, qick massage, avaliação antropométrica, orientação sobre alimentação saudável. Além disso, realizou a apresentação do serviço de treinamento em Trabalho em Espaço Confinado e em Altura no simulador de NR 33 e 35, respectivamente. 

A gerente do Sesi Sinop, Édina Scheid, afirma que o evento foi uma oportunidade para os colaboradores conhecerem os serviços ofertados pela instituição e para receberem carinho e cuidado. “É muito gratificante perceber o brilho nos olhos de quem está tendo a possibilidade de realizar o sonho de finalizar os estudos e alçar novos voos como uma promoção, de perceber que nos importamos com sua segurança e com saúde. Não há como descrever a sensação de proporcionar com a indústria e pela Indústria, o despertar de um sonho e de novos objetivos”.