Após um intenso período de expedições e trocas de experiências, o Programa REM MT finalizou a etapa de coleta de informações para a produção do livro que retratará a primeira fase do programa. Foram ouvidos diversos beneficiários do REM MT, que contaram as suas histórias junto ao programa e como os projetos, do qual fazem parte, transformaram suas vidas e de suas comunidades.
Essa fase de coleta de dados foi marcada por inúmeras conversas e visitas a locais beneficiados pelos investimentos do Programa REM MT. Foram realizadas 97 entrevistas, coletivas e individuais, em 16 projetos na região do bioma Amazônia e Cerrado e Pantanal, totalizando mais de 100 pessoas ouvidas.
As expedições e a produção do livro estão sendo realizadas pelas consultoras Nely Tocantins e Carmen Ornelia com apoio da equipe do Programa REM MT. A equipe teve contato com histórias de superação e transformação em assentamentos de reforma agrária, aldeias indígenas, associações e cooperativas, observando projetos com aplicação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), hortas, quintais produtivos, placas solares, dentre outros.
As consultoras destacaram que as entrevistas evidenciaram a colaboração do Programa REM MT para a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários, seja por meio de capacitação, infraestrutura ou novas perspectivas de gestão sustentável. “Os depoimentos colhidos destacaram suas dificuldades, mas, sobretudo, enfatizaram todo o aprendizado e a capacitação que eles tiveram, que deram condição para gestão dos projetos e possibilitaram a continuidade do trabalho. Eles até nos comoveram com esses depoimentos de aprendizado e de autonomia de seus próprios projetos”, disse Nely Tocantins.
As expedições visitaram cidades como Pontes e Lacerda, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Várzea Grande e Paranatinga, com destaque para o território indígena Bakairi, onde foram visitadas cinco aldeias.
LIVRO PROGRAMA REM MT - FASE 1
O livro, cujo foco está nos resultados do Programa REM MT na sua Fase 1 sob a ótica dos beneficiários do programa, é uma iniciativa do Subprograma Fortalecimento Institucional (FIPPE) e trará uma visão clara e objetiva sobre os impactos e os resultados alcançados, como explica a consultora Carmen Ornelia.
“Nós selecionamos, em conjunto com a equipe do Programa REM MT, os cases de sucesso e fizemos um levantamento de dados. Então é um livro que, ao mesmo tempo que traz a ótica dos beneficiários, traz também diversas informações sobre o modo de vida, a cultura e as formas com as quais essas populações conseguem contribuir para a manutenção da floresta em pé. É uma obra que poderá ser lida por pessoas de qualquer lugar social e nível de instrução, que terá uma linguagem muito clara e objetiva, que irá retratar, além dos feitos do Programa REM MT, as formas de cuidado com a conservação e preservação da vegetação da floresta em pé”, explica.
O livro contará também com depoimentos de técnicos do Estado que ajudaram na construção do Programa REM MT, destacando a capacitação contínua do corpo técnico vinculado ao estado de Mato Grosso, um diferencial que ficará como legado.
O livro do Programa REM MT – Fase 1 tem o objetivo de ser uma obra de valor histórico, não só para aqueles diretamente envolvidos no projeto, mas também para a comunidade, ao mostrar o impacto positivo de iniciativas voltadas para a sustentabilidade e a preservação ambiental no estado de Mato Grosso.
CONHEÇA O REM MT
O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT também realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 9321-9997 (WhatsApp) .