Segunda-feira, 22 de Julho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Quarta-feira, 15 de Março de 2023, 19:02 - A | A

Quarta-feira, 15 de Março de 2023, 19h:02 - A | A

COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Reunião marca início do Projeto MPT na Escola 2023 em MT

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

Em reunião de apresentação do Projeto MPT na Escola 2023, promovida pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) na última quarta-feira (8), o gestor da Coordenação de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) em Mato Grosso, procurador do Trabalho André Canuto de Figueiredo Lima, e a coordenadora do Projeto de Segurança e Saúde nas Escolas, procuradora do Trabalho no Rio Grande do Sul Cirlene Luiza Zimmermann, apresentaram aos representantes de secretarias de educação o cronograma da etapa estadual do projeto, que prevê a capacitação de multiplicadores de informação, a distribuição de material pedagógico, o debate e a produção de conteúdo nas escolas e a participação no prêmio.

Visando à ampliação da discussão em sala de aula sobre os direitos da criança e do adolescente, em especial sobre a erradicação do trabalho infantil e a proteção do trabalhador adolescente, o MPT-MT firmou parcerias com as secretarias municipais de educação para a sensibilização dos profissionais de educação a respeito dos temas. "Estamos ampliando o MPT na Escola em Mato Grosso em 2023 com a inclusão do Grupo 3, o que oportunizará aos estudantes das turmas de 8º e 9º anos do ensino fundamental desenvolverem a reflexão e a consciência sobre as temáticas da segurança e da saúde nas escolas e no trabalho, tudo voltado à preparação desses adolescentes para o mundo do trabalho digno, sustentável, seguro e saudável", anunciou o gestor.

Zimmermann, por sua vez, afirmou que “o MPT na Escola tem o propósito de tratar e de fortalecer a consciência sobre a importância de um meio ambiente do trabalho ecologicamente equilibrado. Nesse contexto, não tratamos apenas de natureza, mas sim de perspectivas do meio ambiente como um todo”.

A instituição tem ação prioritária no combate ao trabalho infantil com o projeto “Resgate a Infância”, divido em três eixos: educação, políticas públicas e aprendizagem profissional. “O eixo educação, correspondente ao MPT na Escola, visa a promover o combate ao trabalho infantil por meio da educação das crianças, adolescentes e profissionais da comunidade escolar e toda a comunidade local, bem como os pais dos estudantes. Sabemos que o trabalho infantil no Brasil ainda conta com a disseminação de mitos que dificultam a compreensão acerca dos extensos prejuízos causados às crianças e aos adolescentes”, explicou Lima.

“O MPT acredita que, em matéria de segurança e saúde no trabalho, a melhor estratégia de atuação para a promoção da saúde das pessoas que trabalham e da segurança nos ambientes de trabalho é a prevenção e a melhor maneira de difundir e implementar a cultura da prevenção de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho como valor inalienável é a educação", ressaltou o procurador.