Em meio aos desafios complexos enfrentados pelas cidades brasileiras em relação à mobilidade urbana, o Seminário Nacional NTU 2023 emerge como um marco crucial para se discutir e traçar o futuro do transporte no país. Sob o tema "Um Novo Marco para o Transporte Público Urbano de Passageiros", este evento reúne uma seleção diversificada do cenário nacional, criando um espaço de intercâmbio de ideias e insights valiosos.
O Seminário é um espaço de colaboração e reflexão, trazendo para o centro das atenções os desafios e as oportunidades que cercam a mobilidade urbana nas cidades brasileiras, por meio de exposições que abrangem desde tecnologias de vanguarda até abordagens de negócios inovadoras, e a crescente demanda por sustentabilidade e em debates nos diversos painéis. O evento também se propõe a ser uma oportunidade singular para os envolvidos com a mobilidade urbana se atualizarem, compartilharem conhecimentos e estabelecerem parcerias estratégicas que impulsionarão avanços significativos neste setor vital para o progresso das cidades.
Um dos destaques do evento foi o painel que abordou a formulação do marco legal do transporte público, assunto em discussão tanto no Executivo quanto no Legislativo brasileiro. Mediado pelo presidente executivo da NTU, Francisco Christovam, o primeiro painel trouxe à tona os desafios e as prioridades da mobilidade urbana. “É extremamente importante avaliarmos de onde viemos, onde estamos e aonde queremos chegar”, ressaltou Christovam no início da sua apresentação.
Em sua fala, o presidente da NTU trouxe dados do setor, lançados na manhã desta terça-feira (8) no Anuário 2023, que refletem a queda drástica, tanto de oferta quanto de demanda, no transporte público durante a crise sanitária de 2021. “Estamos diante de outro cenário em 2023, mas para que isso seja apenas o começo precisamos trabalhar o marco regulatório em cinco frentes: qualidade e produtividade do serviço; organização e planejamento; financiamento; regulação e contratos; transparência e controle social.
Também participaram do painel Luiz Carlos Mantovani Néspoli, Superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e membro do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana e o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Eduardo Andia. A presença destes líderes e especialistas neste debate demonstra a importância do Seminário NTU 2023 como um fórum de diálogo e troca de conhecimento, para impulsionar a evolução do transporte público urbano no Brasil.
"Vivemos um momento em que as adversidades trouxeram um mar de oportunidades. O marco legal tem um papel fundamental de dar clareza e oportunidade para que possamos remodelar, da melhor forma possível, o funcionamento da mobilidade urbana e pensar em um transporte público viável e de qualidade para o passageiro", enfatizou Andia.