Sábado, 25 de Maio de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Quarta-feira, 27 de Março de 2024, 16:03 - A | A

Quarta-feira, 27 de Março de 2024, 16h:03 - A | A

RONDONÓPOLIS

Thiago Silva visita Louis Braille e reforça compromisso com a inclusão social

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) reuniu, na última sexta-feira (22), com a diretora Andreia Rodrigues, do Centro de Reabilitação Louis Braille - que é referência no atendimento a deficientes visuais - em Rondonópolis. Estiveram presentes, também o presidente e vice-presidente, Luis Antônio Toledo e Paulo Canevazzi, que apontaram as principais necessidades e apresentaram toda a estrutura física da instituição ao parlamentar.

“Importante reunião que tive com a diretoria e presidência da Louis Braille, o qual me sensibilizou quanto as carências existentes para o atendimento de um público especial e em situação de vulnerabilidade social. Vamos buscar ajudar nas demandas que nos foram apresentadas, já que é uma instituição que presta um serviço voluntário para a sociedade. Notamos a falta de atenção do Poder Público com a instituição e esperamos somar e fazer a diferença junto ao público atendido”, posicionou o parlamentar.

Neste encontro, os representantes apontaram a falta de profissionais especializados, reforma do prédio – cozinha, vestuário, entrada, e, principalmente, implantar a acessibilidade no local devido ao público atendido. Eles solicitaram a ajuda financeira de custeio – como a contratação de mão-de-obra - para contribuir com o andamento no atendimento dos alunos com deficiência visual e múltiplas deficiências (com microcefalia, problemas com a coordenação motora, dificuldades com a fala, entre outros).

“Nós somos 11 integrantes da diretoria, voluntários, somos da filantropia. Nós estamos aqui para ajudar. A instituição está fazendo um trabalho para atender o Estado e o município. Não podíamos estar tendo dificuldades. É triste a realidade, quando vemos a situação do público que atendemos, colocamos no lugar deles, a gente vê as dificuldades. Cada um de nós, buscamos fazer o melhor para o próximo”, comentou o presidente.

Thiago Silva posicionou a importância da elaboração do projeto de custeio e projeto executivo para a reforma do prédio da instituição, sendo que vai trabalhar para destinação de emenda para ajudar no desenvolvimento dos trabalhos com os alunos.

Entidade – Fundada desde 1983, o Centro de Reabilitação é uma entidade beneficente e de assistência social, sem fins lucrativos, que atende mais de 200 pessoas de Rondonópolis e região. Para se manter, a unidade conta com recursos públicos e a ajuda da sociedade civil organizada. Atualmente, tem turmas nos períodos da manhã e tarde para atender os alunos que são incluídos em programas, conforme a limitação específica de cada um.

As principais atividades desenvolvidas são nas áreas da música, esportes, braille, informática e locomoção com bengala para contribuir com o desempenho das pessoas atendidas. Em relação a estrutura física, a unidade conta com 14 salas de aulas, salas para a diretoria, professores e de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE). Também, possui laboratório de informática, cozinha, biblioteca, espaço para leitura, banheiro adequado à educação infantil e para os alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, alojamentos, almoxarifado e pátio descoberto para o desenvolvimento de atividades esportivas.