Polícia Civil investiga o furto de 84 doses da vacina contra Covid-19, da marca AstraZeneca, no final da tarde dessa terça-feira (22), ocorrido no Posto de Saúde da Família (PSF), do bairro Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá). O crime foi denunciado pela secretaria de Saúde do município.
Os frascos vazios foram encontrados por volta das 17h20, quando uma servidora da unidade foi conferir o estoque. De acordo com relatos, o autor do crime retirou o líquido dos frascos e os deixou vazios dentro da geladeira
Após a denúncia, investigadores estiveram no local e encontraram ao menos 17 frascos vazios.
As doses são recebidas semanalmente e ficam centralizadas na Vigilância em Saúde e em seguida são redistribuídas para os postos. Cada frasco da AstraZeneca conta com aproximadamente 5 doses, que seriam aplicados no decorrer de terça e quarta-feira, seguindo o processo de vacinação no município.
O local foi isolado para os trabalhos da Polícia Civil que também ouviu testemunhas. As doses não foram recuperadas e nenhum suspeito foi preso ou identificado. A investigação segue em andamento.
Em nota, a prefeitura informou que faz a distribuição semanal da vacina e que a vacinação não será prejudicada. Disse ainda que vai solicitar ao Governo do Estado novas doses para não prejudicar quem está esperando.
“A unidade básica de saúde em questão foi abastecida com 210 doses, total que seria suficiente para os agendamentos de terça-feira e quarta-feira (23). Desse número, cerca de 90 doses já haviam sido aplicadas”, disse a prefeitura.
Conforme a Procuradoria Municipal, será aberta uma sindicância interna para apurar o caso.
O Ministério Público já está ciente do caso.