Terça-feira, 13 de Maio de 2025

POLÍCIA Terça-feira, 13 de Maio de 2025, 09:32 - A | A

Terça-feira, 13 de Maio de 2025, 09h:32 - A | A

11 MANDADOS

Polícia Federal deflagra 5ª fase da Operação Sisamnes; ex-presidente da OAB entre os alvos

O Bom da Notícia/ com assessoria

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (13), a 5ª fase da Operação Sisamnes para aprofundar investigações sobre crimes como lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, evasão de divisas e organização criminosa. A operação tem como foco uma rede empresarial e financeira suspeita de ocultar a origem ilícita de propinas pagas em troca de decisões judiciais no Superior Tribunal de Justiça (STJ), quebrando o vínculo direto entre corruptores e agentes públicos.

Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em diferentes estados, quatro deles em Mato Grosso. Também foi determinado o sequestro de bens e valores que somam cerca de R$ 20 milhões. Além disso, os investigados estão proibidos de deixar o país, e seus passaportes foram apreendidos como medida cautelar.

Entre os alvos da operação está o advogado Ussiel Tavares, ex-presidente da OAB-MT, que é investigado por suposta participação na rede de lavagem de dinheiro. A operação também atingiu uma ex-secretária do advogado Roberto Zampieri, assassinado em 2024, no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.

Ussiel Tavares chegou a Cuiabá em 1985 e ingressou na OAB-MT logo após. Em 1989, tornou-se conselheiro estadual da entidade e, após duas tentativas, foi eleito presidente em 1997, cargo que ocupou até 2003. Sua trajetória o tornou uma figura influente na advocacia mato-grossense, agora envolvida em uma das maiores investigações de corrupção ligadas ao Judiciário.