Terça-feira, 23 de Julho de 2024

POLÍTICA NACIONAL Quarta-feira, 17 de Maio de 2023, 20:02 - A | A

Quarta-feira, 17 de Maio de 2023, 20h:02 - A | A

Mourão pede a Pacheco a 'interdição imediata' da cassação de Dallagnol

Agência Senado

Em pronunciamento nesta quarta-feira (17), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) pediu ao presidente do Senado e Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, que “interdite imediatamente” a cassação do mandato do deputado Deltan Dallagnol. Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassaram, por unanimidade, a validade do registro de candidatura de Dallagnol, na terça-feira (16).

Segundo Mourão, a cassação é ilegítima, devido aos vícios presentes tanto em sua forma quanto em seu conteúdo. São erros tão graves que ultrapassam os limites da esfera jurisdicional, configurando um ataque “direto à democracia no Brasil”, afirmou o senador.

Na opinião dele, a cassação do mandato do deputado Deltan Dallagnol “fere de morte a última esperança do povo na democracia, que é a sua representação política expressa nas urnas”.

— O Brasil jamais assistiu a tamanha combinação de arbítrio, injustiça, revanche e ilegalidade, praticados de forma tão brutal e injustificada, mesmo nos momentos traumáticos de ruptura institucional ou de ameaças à soberania nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado