Sexta-feira, 09 de Maio de 2025

POLÍTICA Quarta-feira, 08 de Julho de 2020, 10:02 - A | A

Quarta-feira, 08 de Julho de 2020, 10h:02 - A | A

ESTADO EM LUTO

Após 5 dias da morte do filho, presidente das Assembleias de Deus de MT morre de covid-19

Rafael Martins/ O Bom da Notícia

O Governo de Mato Grosso decretou na manhã desta quarta-feira (8), luto oficial de três dias pela morte do pastor Sebastião Rodrigues de Souza, 89 anos, líder das Assembleias de Deus de Mato Grosso.

O pastor - que ficou internado aproximadamente 15 dias -, no Hospital Femina, morreu na madrugada de hoje, vítima da covid-19. Já a sua mulher, dona Nilda de Paula, de 70 anos, teve covid-19, foi curada e teve alta médica na última terça-feira (7). E, infelizmente, seu filho, igualmente pastor, Rubens Siro de Souza, de 68 anos, morreu há cinco dias.

O pastor Sebastião liderou a Assembleia de Deus por quase 50 anos. O cortejo ocorre nesta quarta, às 15h30, do Grande Templo, na Avenida do CPA.

“Tinha por ele uma grande admiração pelo líder e homem de Deus que ele sempre foi. Sua igreja e a sua fé permanecerão vivos para sempre. Eu e minha esposa Virginia Mendes estamos em oração para que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e dos milhares de fiéis”, afirmou o governador Mauro Mendes.

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), também lamentou a morte do pastor nas redes sociais como ainda o presidente da Câmara, o vereador petebista, Misael Galvão, que decretou luto de três dias na Casa de Leis. Além de outros politicos do Estado, como a deputada estadual emedebista, Janaina Riva. A parlamentar ainda lembrou que há 40 anos, ele lançou a pedra fundamental da Assembleia de Deus em Juara, em sua cidade natal. 

"É com tristeza que recebi agora pela manhã a notícia do falecimento do pastor Sebastião, presidente da Igreja Assembleia de Deus. Faz 40 anos que ele lançou a pedra fundamental da Assembleia de Deus em Juara, minha cidade natal. Foi a maior liderança religiosa entre os evangélicos nas últimas décadas em Mato Grosso. O Pastor Sebastião era uma referência no Brasil, um homem que dedicou a sua vida à obra de Deus. Aos familiares externo meus sinceros sentimentos de pesar. Que Deus conforte o coração de vocês. Oremos por ele e por todas as vítimas da Covid19."

O Pastor Sebastião era presidente da Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus de Mato Grosso (COMADEMAT), presidente das Assembleias de Deus de Mato Grosso e primeiro Vice Presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB).

Pastor Sebastião deixa 1 esposa de 70 anos de casados, 3 filhos, era 4 com a partida do Pr. Rubens, 15 netos, 19 bisnetos e 3 trinetos.

Um pouco sobre o pastor Sebastião Rodrigues

Sebastião Rodrigues de Souza, nascido no dia 11 de agosto de 1931, na fazenda de seus avós maternos, próximo a cidade de Pirajuba (MG), onde foi batizou-se aos 17 e permaneceu até seus 27 anos. Filho de José Antonio de Souza e Maria Abadia Rodrigues. 

Ano de 1947, Sebastião encontra Nilda na cidade de Pirajuba, casam-se em 1949. Juntos têm quatro filhos, Silas, Rubens, Silene e Abilio.

Todas as obras de Deus que realizaram nas suas vidas foram por que desde a infância sentiram a chamada de Deus, para cooperar na obra, e por que o Pastor Sebastião encontrou 'a mulher virtuosa.'

O Pastor Sebastião Rodrigues de Souza, foi enviado para Cuiabá em 12 de dezembro de 1974, para assumir a liderança da igreja Assembleias de Deus na capital mato-grossense. Na época, Cuiabá e Várzea Grande tinham, juntas, apenas sete igrejas.

Em 38 anos de trabalho do pastor já são hoje 286 Igrejas Assembleias de Deus entre as duas cidades, somando mais de 50 mil membros. De apenas sete igrejas, em 1974, hoje já somam 2 mil em todo o Estado, com mais de 150 mil fiéis.

O pastor Sebastião construiu o Grande Templo, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. A construção, maior marco da Igreja Assembleia de Deus no Estado, comporta 22,5 mil pessoas sentadas, tem estacionamento com mil vagas, além de ter uma Escola de Ensino Fundamental e Médio com capacidade para 1,5 mil alunos, uma Rádio Nazareno FM 107.9MHz, Livraria Cantares de Salomão.

O pastor é também presidente da Convenção Estadual das Assembleia de Deus do Estado de Mato Grosso e Vice-presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil. Pastor Sebastião deixa 1 esposa de 70 anos de casados, 3 filhos, era 4 com a partida do Pr. Rubens, 15 netos, 19 bisnetos e 3 trinetos. E como ele gostaba de dizer, não tinha fazenda, riquezas, somente uma casa, carro. E a alegria de uma vida dedicada à Deus. “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” [‭‭2Timóteo‬ ‭4:7]

Casos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (7), 23.506 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 896 mortes em decorrência do coronavírus no Estado. Cuiabá contabiliza 5.486 casos e 272 mortes por Covid-19.