Acontece nesta terça-feira (29), às 19h, no plenário de deliberações da Câmara Municipal de Cuiabá, audiência pública para debater o projeto de lei do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) que autoriza a cobrança da taxa de coleta de lixo na capital através da conta de água e esgoto e o aumento do IPTU.
A realização da audiência foi proposta pelos vereadores Michelly Alencar (UB), Dilemário Alencar (Podemos) e Maysa Leão (Republicanos).
O projeto encaminhado pela Prefeitura de Cuiabá, que está em tramitação na Câmara de Vereadores, trata da atualização da Planta de Valores Genéricos (PVG) para o cálculo do IPTU de acordo com as regiões que mais receberam investimentos públicos. Com esse reajuste, o impacto em alguns bairros será de mais de 500%.
Além disso, o Executivo Municipal ainda tenta aprovar a criação da taxa de lixo na capital. A cobrança dessa taxa esteve em pauta no final de 2021, em uma sessão extraordinária antes do Natal, e gerou polêmica, mas não foi aprovada. Agora, o projeto voltou, sem nenhuma alteração, para ser votado novamente.