O ex-deputado estadual Baiano Filho(União) foi detido na madrugada deste domingo (27), em Confresa (1.160 km de Cuiabá), acusado de agredir a esposa dentro de um carro quando voltavam de uma festa.
Após agressão, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) usou as redes sociais para lamentar o fato e lembrar que a violência ‘não escolhe cara, cor, raça ou classe social’.
“É com indignação e tristeza que recebemos a notícia que o ex-deputado Baiano Filho foi detido após agredir sua namorada em Confresa. Não sei como ainda me surpreendo, com tantas faces de agressores. Pessoas que eu jamais imaginaria agredindo uma mulher, nos demonstram o quanto ainda temos que amadurecer esse debate. Triste crescermos num ambiente tão hostil e violento contra as mulheres. Mais uma vez, fica evidente que a violência doméstica não escolhe cara, cor, raça ou classe social. Precisamos proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, sem distinção”, disse.
A deputada emedebista - que possui grande atuação dentro dos coletivos que fazem o enfrentamento contra a violência de que a mulher ainda é alvo, além de participar de contínuos debates sobre direitos e empoderamento feminino nos espaços de poder, voltou a cobrar as autoridades ações efetivas conta a violência, ao garantir que 'tal situação não é mais possível de ser tolerada'.
“Nós autoridades e Justiça devemos lutar por um mundo mais seguro para as mulheres, onde o respeito e a igualdade prevaleçam. Não podemos mais tolerar essa realidade. Por isso é importante não haver impunidade, todos devem ser iguais perante a lei”, finalizou a deputada.
Entenda
Segundo consta no boletim de ocorrência, por volta da 00h40 a equipe da PM fazia rondas pela avenida Santo Afonso quando foi abordada por populares.
Eles informaram que um homem estaria agredindo uma mulher em um carro branco, uma caminhonete, toda fechada. Policiais foram até o local e encontraram a vítima, de 48 anos, com uma lesão no rosto e manchas de sangue.
A mulher pediu por socorro e disse que o ex-deputado a agrediu por motivos fúteis. Baiano estava dentro do veículo, foi abordado e disse que eles passaram o dia em uma festa e que se desentenderam. Na hora de ir para casa, tiveram outra discussão.
Polícia chegou a levar Baiano para o quartel de Confresa, onde o caso foi registrado. Porém, na delegacia da cidade, a vítima decidiu por não representar o ex-deputado criminalmente e, com isso, ele foi liberado.
Baiano Filho foi deputado estadual por dois mandatos, também foi secretário de Estado de Esporte entre 2003 e 2010 e presidiu a UCMMAT no começo da década de 2000. Ele concorreu novamente ao cargo de deputado estadual em 2022, mas não foi eleito.
Veja
Ver essa foto no Instagram
veja