Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025

POLÍTICA Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025, 12:45 - A | A

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025, 12h:45 - A | A

ELEIÇÃO 2026

Deputada Janaina Riva lidera segundo voto ao Senado em 13 cidades da Baixada Cuiabana

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) aparece na dianteira do segundo voto para o Senado em 13 municípios da baixada cuiabana, segundo levantamento do instituto Percent Brasil. O desempenho reforça o avanço da parlamentar no cenário regional e consolida sua presença como uma das principais opções do eleitorado quando instado a apontar um segundo candidato ao Senado, cenário decisivo em uma disputa que terá duas vagas em 2026.

A pesquisa, realizada com 1.000 entrevistas domiciliares, mostra que Janaina se mantém competitiva em todos os cenários testados. O dado que mais chama atenção é o da segunda opção estimulada, recorte considerado estratégico pelos institutos porque revela preferência adicional do eleitor. Nesse cenário, Janaina lidera com 21,3 por cento das intenções de voto e aparece à frente de Mauro Mendes, com 15,1 por cento. Em seguida surgem Carlos Fávaro, com 8 por cento, José Medeiros, com 5 por cento, e Antônio Galvan, com 2,2 por cento. A soma de nulos e brancos atinge 7,8 por cento, enquanto 40,6 por cento não souberam responder.

No voto espontâneo, quando o eleitor cita um nome sem apresentação de lista, ela aparece com 11 por cento das intenções, ficando atrás apenas de Mauro Mendes. Carlos Fávaro tem 8 por cento, Pedro Taques 3 por cento e José Medeiros 1,7 por cento. Outros 50,7 por cento não souberam ou não responderam.

No cenário estimulado de primeira opção de voto, Janaina alcança 19,6 por cento e mantém posição consolidada entre os nomes mais lembrados. Em seguida vêm Carlos Fávaro, com 12,3 por cento, e José Medeiros, com 3 por cento. O índice de indecisos neste recorte chega a 23,1 por cento.

A rejeição da parlamentar também está entre as mais baixas entre os nomes testados. Apenas 4,8 por cento dos entrevistados declaram que não votariam nela de jeito nenhum. Fávaro lidera esse índice, com 9,1 por cento, seguido por José Medeiros, com 6,7 por cento.

Os números reforçam o crescimento de Janaina em regiões estratégicas, como a metropolitana, e mostram que, mesmo em um ambiente com alto índice de indecisos, ela consolida presença tanto no voto espontâneo quanto no voto estimulado e mantém a dianteira no segundo voto na maioria dos municípios pesquisados.

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2