Na tarde desta quinta-feira (6), a comissão externa da Câmara Federal, responsável por acompanhar a intervenção na saúde de Cuiabá, se reuniu com o governador Mauro Mendes para discutir as atividades e ações futuras da interventora na saúde municipal. Vereadores de Cuiabá também participaram da reunião, juntamente com o secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho.
A comissão externa e os vereadores presentes manifestaram preocupação com os resultados da intervenção. O governador Mauro Mendes, por sua vez, apresentou expectativas positivas em relação à intervenção e abordou a necessidade de reorganizar a rede de saúde: “Precisamos fazer que a saúde volte a funcionar e reorganizar a rede”.
Mendes destacou o orçamento mensal de 102 milhões de reais e a importância de otimizar o atendimento: “Estamos reorganizando a secretaria para superar o caos na saúde, entregando um serviço digno para a população”. Além disso, ressaltou que ações em Cuiabá refletem no estado todo e mencionou a abertura do Programa Mais Cirurgia para reduzir filas do SUS.
O governador informou que foram adquiridos medicamentos para suprir necessidades emergenciais, e os aparelhos de raio-x das UPAs foram colocados em funcionamento. Além disso, está em processo de reativação a Hemodinâmica no Hospital São Benedito, que se encontrava paralisada há algum tempo.
O deputado Abilio Brunini defendeu a necessidade de transparência nas ações e sugeriu ativar o Portal da Intervenção, proporcionando publicidade em relação aos leitos de UTIs, profissionais da saúde, medicamentos e cirurgias. Brunini também enfatizou a importância de melhorar a saúde primária para diminuir os impactos nas UPAs e Policlínicas.
Estiveram presentes na reunião os deputados federais Abilio Brunini (PL), Cel. Fernanda (PL), Fabio Garcia e Coronel Assis (União) e os vereadores de Cuiabá Michelly Alencar, Maysa Leão, Dilemario Alencar, Dr. Luiz Fernando, Fillipe Correa, Demilson Nogueira, Sargento Joelson e Eduardo Magalhães.