Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 02 de Novembro de 2020, 10:00 - A | A

Segunda-feira, 02 de Novembro de 2020, 10h:00 - A | A

EDITAIS

Governo irá selecionar 513 projetos para impulsionar cultura em MT

O Bom da Notícia

O Governo do Estado de Mato Grosso lançou no final desta última semana, cinco editais que irão financiar 513 projetos culturais em todos os segmentos e áreas temáticas. Serão R$ 25 milhões para fomentar a cultura no Estado.

Para promover ações e garantir uma renda emergencial para trabalhadores da cultura durante o período de pandemia da Covid-19, o Governo criou um junho deste ano, a Lei nº 14.017, denominada Lei Aldir Blanc, que investirá em projetos para produzir e aumentar a produção cultural do estado.

Nas redes sociais, o governador do Estado, Mauro Mendes (DEM) divulgou um vídeo onde aparece com o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, falando sobre o auxílio emergencial do Governo Federal, que está vindo para minimizar os impactos que a cultura vem sofrendo.

“Tenho certeza de que com isso, começaremos o ano de 2021 pulsante e brilhante para o setor cultural”, diz Alberto em postagem.

Alberto Machado ressaltou a importância de “falar sobre a desburocratização do processo para que o trabalhador da cultura faça acesso ao auxílio emergência, levando em conta, o respeito com o respeito com o dinheiro público”.

As inscrições para cadastro dos projetos já estão abertas e irão até o dia 12 de novembro. Além disso, serão contempladas propostas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura, música, patrimônio histórico, culturas de matrizes africanas, urbanas, jovens e LGBTIA+, bibliotecas, economia criativa, homenagens a personalidades culturais, mostras, festivais e dentre outras.

Os editais, seus anexos e formulários estão disponíveis nos sites lei aldirblanc.cultura.mt.gov.br e www.cultura.mt.gov.br/editais

Veja vídeo