Domingo, 16 de Junho de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 15:29 - A | A

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 15h:29 - A | A

EDUCAÇÃO INFANTIL

Kalil inaugura novo CMEI e aulas começam em julho com monitoramento online

Várzea Grande já entregou 11 CMEIs e vai entregar mais 5 até o final de 2024, totalizando 16 unidades e zerando o déficit de vagas na Educação Infantil

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

Reforçando o compromisso com a Educação Infantil, Várzea Grande entregou o segundo Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, a antiga creche, neste ano de 2024, e nesta semana mais uma nova unidade será inaugurada atendendo ao compromisso de superar a demanda existente por vagas em unidades públicas de responsabilidade da Educação Municipal.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidelis, inauguram o Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI José Bosco de Amorim (Zé Mutuca) que atenderá o Grande Mapim e bairros adjacentes. Após quase uma década de espera e a necessidade de sanear vários processos licitatórios, a comunidade recebeu as novas e modernas instalações.

A entrega da obra faz parte do calendário de comemoração do aniversário de 157 anos de Várzea Grande que vai durar quase todo o mês de maio com 34 eventos e inaugurações de 25 obras que resultaram em investimentos da ordem de R$ 115 milhões em recursos públicos municipais, estaduais e federais.

Após o descerramento da placa, o prefeito Kalil Baracat destacou todos os esforços para a entrega do novo CMEI e enalteceu o empenho da equipe da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, como sendo fundamental para a conclusão da obra, tendo em vista as várias paralisações ao longo do período em que ela foi iniciada.

“Fizemos de tudo para entregar esta creche porque é de extrema necessidade para os moradores deste bairro. Agora, com este novo CMEI, pais e mães de família poderão trazer seus filhos e ir para o trabalho com a tranquilidade de saber que seus filhos estarão em um ambiente seguro e de qualidade, cuidado por uma equipe profissional, confiável e competente”, declarou Kalil Baracat.

Ele fez questão de lembrar que em março passado entregou o Centro Municipal de Educação Infantil Antonieta Auxiliadora de Queiroz Silva (Dora Queiroz) no Residencial Milton Figueiredo e que ainda durante a programação de aniversário outra unidade também será inaugurada e mais cinco serão entregues até o final de 2024, demonstrando o compromisso da gestão com a Educação Infantil.

Kalil lembrou que a entrega de unidades educacionais como essas vem acompanhada de outros investimentos como o monitoramento online para que não apenas a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer acompanhe o dia a dia e o tratamento dispensado aos alunos pelos profissionais da Educação, como também os pais e mães possam acompanhar seus filhos durante sua permanência na unidade e sob a responsabilidade do Município.

“Fora isto, este monitoramento, estão interligadas às forças policiais e a Secretaria de Estado de Segurança Pública, no seu entorno, ou seja, nas ruas de acesso, portanto, enquanto nós cuidamos desde a chegada dos alunos com seus pais e responsáveis até seu retorno para casa, a Segurança Pública monitora o entorno das unidades através de nosso sistema ou do Programa Vigia Mais MT”, disse o prefeito Kalil Baracat.

O secretário Silvio Fidelis informou que a nova unidade tipo 1 padrão MEC conta com 10 salas de aula, 1 sala multifuncional, 2 berçários, 1 sala de amamentação, lactário, cozinha, refeitório, banheiros adaptados, rouparia, sala de professores, almoxarifado e depósito, teve um investimento da obra mais mobiliários e equipamentos de R$ 4.5 milhões em recursos próprios da Prefeitura de Várzea Grande e do Governo Federal.

Fidelis disse ainda que, com o CMEI ‘José Bosco de Amorim”, a gestão do prefeito Kalil Baracat e do vice José Hazama, entregou várias CMEIs. “Na próxima terça-feira, 21 de maio, vamos entregar mais uma e para o segundo semestre estão previstas entregas de mais 5 unidades, totalizando 16 unidades e assim zerar o déficit de vagas na Educação Infantil do município de Várzea Grande”, reforçou.

A diretora da nova unidade, professora Cintia Mari Pereira, informou que a nova unidade está preparada para atender 250 crianças de 1 a 3 anos em período integral. “As inscrições online poderão ser feitas a partir de junho no Portal da Prefeitura na internet e o início das aulas já está previsto para começar no mês de julho”, disse.

A inauguração do CMEI ‘José Bosco de Amorim’ representa um marco importante na infraestrutura educacional de Várzea Grande, contribuindo significativamente para a oferta de vagas e a qualidade do ensino infantil na região. Este investimento reflete o compromisso da gestão em proporcionar um ambiente seguro e adequado para o desenvolvimento das crianças, fortalecendo assim o vínculo entre a comunidade e a educação de qualidade.

Kalil Baracat aproveitou o evento para agradecer a parceria entre a gestão e os servidores públicos municipais da Educação que são peça fundamental na preparação dos homens e mulheres do amanhã e lembrou que vem de uma família de educadores e que acredita que o país, Mato Grosso e Várzea Grande caminha a passos largos para melhorar o ensino e o aprendizado.