Domingo, 23 de Junho de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 10:44 - A | A

Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 10h:44 - A | A

SAÚDE NA CAPITAL

Lúdio Cabral destina R$ 5 milhões para reabrir policlínicas e outras ações em Cuiabá

Recursos vão zerar fila de cirurgias otorrinolaringológicas, reformar e equipar policlínicas

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

Emendas impositivas do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) vão garantir R$ 5 milhões para melhorar a saúde pública de Cuiabá. Os recursos vão ser usados para reabrir duas policlínicas e reformar uma terceira, além de zerar a fila de mais de 3,5 mil cirurgias de otorrinolaringologia no Hospital Municipal São Benedito, e melhorar o atendimento aos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).

"O principal problema de Cuiabá hoje é a saúde pública. Precisamos melhorar a qualidade da atenção primária e da atenção secundária à saúde, agregando tecnologia e condições de atendimento à população", afirmou Lúdio, que é médico sanitarista e membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

A Policlínica do Pedra 90, inaugurada em 2009, vai ser reformada com parte dos recursos destinados por Lúdio. A unidade também vai receber equipamentos a serem adquiridos com emenda do deputado: estão previstas compras de aparelho de eletrocardiograma, cardioversor, desfibrilador e monitor cardíaco, além de macas e mobiliários.

Já a Policlínica do Coxipó vai receber recursos para concluir sua reforma, atualmente em andamento. Nessa mesma unidade, as emendas de Lúdio vão garantir a compra de equipamentos de ultrassonografia, colposcopia e maca ginecológica para atender a saúde da mulher e das gestantes, além de eletrocardiograma e ecocardiograma para melhorar a atenção cardiovascular.

Na Policlínica do Planalto, devem ser adquiridos novos equipamentos de ultrassonografia, colposcopia e maca ginecológica para atender a saúde da mulher e das gestantes, além de eletrocardiograma e ecocardiograma, na atenção de cardiologia.

Para o Hospital São Benedito, Lúdio destinou recursos para aquisição de instrumentais cirúrgicos utilizados em cirurgias de otorrinolaringologia de crianças e adultos que aguardam na fila de espera para realizar procedimentos das amígdalas, adenoides, entre outros.

"As emendas são impositivas, ou seja, devem ser obrigatoriamente pagas pelo governo estadual. E nós vamos acompanhar todas as etapas da execução desses recursos em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso", adiantou o deputado.

Grupos prioritários e terapias complementares

Lúdio Cabral garantiu com as emendas a aquisição de aparelhos para colposcopia. Com isso, a atenção à Saúde da mulher pode ter, de forma descentralizada, o diagnóstico precoce de problemas que podem causar câncer. Para as gestantes, os recursos alocados pelo deputado vão ser utilizados na compra de aparelhos de ultrassonografia, facilitando o acesso ao pré-natal e o acompanhamento da gestação.

Outros recursos destinados por Lúdio por meio de emenda devem atender ao "Projeto de atenção e promoção à saúde da Pessoa Idosa", em parceria com a entidade filantrópica Associação Espírita Wantuil de Freitas. E ainda, as emendas vão servir para comprar equipamentos e materiais para ampliar a oferta de terapias complementares e integrativas como acupuntura, auriculoterapia, yoga, fitoterapia, entre outros, na rede pública de saúde.