O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) está realizando nesta quinta-feira (23), audiência pública para discutir como combater e prevenir os incêndios no Pantanal. A audiência vai reunir a população atingida, pesquisadores, organizações da sociedade civil e poder público para definir ações necessárias para recuperar o bioma e evitar que a situação se repita.
“Estive no Porte Jofre no fim de semana e visitei a base de operações do ICMBio e do Ibama, para acompanhar o processo de enfrentamento dos incêndios na região da Transpantaneira. As equipes com uma dificuldade enorme de acesso à internet e comunicação, dificuldade de acesso aos locais onde há risco de incêndio. O trabalho de prevenção que deveria ter sido feito pelo Estado depois dos incêndios de 2020 não foi feito, tanto que o Pantanal voltou a pegar fogo com intensidade em 2023”, disse Lúdio.
Com a crise climática, Lúdio lembrou que os eventos extremos serão cada vez mais comuns, e destacou a necessidade de enfrentar a situação de forma adequada.
“A escassez de água na Amazônia impacta no Pantanal, pois é lá que se formam as nuvens que trazem a chuva para o planalto e alimentam a planície pantaneira, por meio do que os estudiosos chamam de ‘rios voadores’. Então o desmatamento desenfreado influencia no que estamos vivendo. Neste ano, o desmatamento foi reduzido nos outros estados da Amazônia Legal, mas não em Mato Grosso”, disse.