Com 58,83% dos votos válidos, o ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (DEM) foi eleito governador de Mato Grosso neste domingo (07). O democrata, que liderou as pesquisas de intenção de voto durante toda a campanha eleitoral, teve 755.257 votos.
Mendes desbancou o atual governador Pedro Taques (PSDB), que buscava a reeleição neste ano, mas acabou ficando na terceira colocação, atrás, até mesmo, do senador Wellington Fagundes (PR), que teve 19,58% dos votos válidos.
O republicano, que apostava na realização do segundo turno devido a sua ascensão nas pesquisas de intenção de voto durante o processo eleitoral, teve 257.223 votos.
Esta é a primeira vez na história do Estado que um chefe do Executivo não consegue ser reeleito. O gestor tucano ficou na terceira colocação com 18,89% dos votos válidos, o equivalente a 248.085 votos.
Taques tentou intensificar a campanha no interior do estado nesta reta final a fim de levar a eleição para o segundo turno, mas não obteve sucesso.
Já os candidatos da REDE e Psol, Arhtur Nogueira e Moisés Franz, respectivamente, ficaram na lanterna com 22.515 e 13.260 votos.
O novo governador deve se reunir com Taques no decorrer desta semana para dar início ao processo de transição.