Quinta-feira, 03 de Julho de 2025

POLÍTICA Quinta-feira, 15 de Agosto de 2024, 12:27 - A | A

Quinta-feira, 15 de Agosto de 2024, 12h:27 - A | A

INSTITUTO 100% CIDADES

Mendes questiona pesquisa que aponta empate entre Botelho e Abílio; ‘para mim está descartada’

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

Ao ser arguido por jornalistas nesta quarta-feira (14) sobre pesquisa divulgada pela empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, e divulgada pela Exame, apontando empate técnico entre Eduardo Botelho (UB) e Abílio Brunini (PL) na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, o governador Mauro Mendes (UB) questionou o resultado. Lembrando que em várias pesquisas, de diferentes institutos, com contratações de alguns deles, absolutamente isentos, ele nunca teria visto este resultado. E que todos colocam Botelho na liderança.

A declaração do governador foi feita na sede da Seduc, em Cuiabá, após apresentar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que colocou Mato Grosso no 8º lugar no país.

“Surpresa né, é a primeira que eu vi assim. Quem é o instituto Futura? Não conheço. Eu nunca fui ligado a esse negócio de pesquisa. Eu respeito os institutos, respeito a metodologia, mas já vi várias pesquisas, de vários institutos que nunca deu algo parecido com esse. Então isto me da o direito de duvidar porque em várias contratações diferentes, alguns inclusive totalmente isentos, nenhum mostrou esse resultado”, questionou.

O levantamento foi veiculado nesta terça-feira(13) pela Exame e aponta Abílio com 31,8% e Botelho com 31,5%. Em seguida, Lúdio Cabral (PT) aparece com 20,0% das intenções de voto e Domingos Kennedy (MDB) tem 2,0%.

Diante do cenário apresentado, Mendes preferiu não comentar o resultado ao consideram a ‘pesquisa descartada’.

“Então não vou comentar algo que avaliamos pela média: ou seja, muito acima descarta; muito abaixo descarta. Então essa pesquisa para mim está descartada”, disse.

Além de Mendes, o experiente deputado estadual Júlio Campos (UB) detonou a pesquisa e não acredita no resultado.

“Eu não acredito, primeiro não conheço esse instituto, é muito novo na praça. Parece instituto inventado, criado de última hora para fazer este tipo de pesquisa”, disse  Júlio.

Igualmente, nesta última quarta, o deputado estadual Max Russi (PSB) alertou a população sobre a credibilidade de alguns institutos que divulgam pesquisas de intenção de voto durante o período eleitoral. Ao chamar a atenção para a proliferação de pesquisas e a necessidade de cautela na interpretação. “Tem que ter cuidado. Tem alguns institutos que são sérios, são comprometidos. Mas, infelizmente, tem também no meio, como todo setor, os bons e os ruins”, disse.

A pesquisa foi registrada no TSE como MT-01287/2024 e realizou 600 entrevistas entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.