Sábado, 25 de Maio de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2024, 16:54 - A | A

Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2024, 16h:54 - A | A

FORÇA NO PALÁCIO DO PLANALTO

Ministro Lewandowski indica advogado cuiabano para comandar Secretaria Nacional de Justiça

Da Redação do O Bom da Notícia

O  ministro da Justiça Ricardo Lewandowski indicou o advogado cuiabano, Jean Keiji Uema, para comandar a Secretaria Nacional de Justiça, no lugar do advogado Augusto de Arruda Botelho. Atualmente, Uema desempenha a função de assessor do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Uema hoje tem entre suas tarefas auxiliar Padilha na definição dos nomeados para cargos públicos. A escolha dele é uma vitória do advogado Marco Aurélio Carvalho, coordenador do Prerrogativas, que insistiu para emplacar integrantes do grupo na equipe do Ministério da Justiça. Uema é integrante do grupo que apoiou a candidatura de Lula na campanha de 2022.

Uema é analista judiciário do STF (Supremo Tribunal Federal). Também atuou como assessor parlamentar no Senado Federal e consultor jurídico do Ministério da Saúde.

Jean Keiji Uema é graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e tem mestrado em Direito Constitucional pela PUC de São Paulo. Com passagem como Analista Judiciário do STF, ele desempenhou o papel de assessor do ministro Celso de Mello.