A prefeita de Várzea Grande Flávia Moretti e o vice-prefeito, Tião da Zaeli, ambos do PL, entregaram, ontem (21), o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ‘Professora Doralice Silva Cardoso’, no bairro Jardim Novo Mundo. A entrega da obra faz parte do calendário de comemoração dos 158 anos de fundação da cidade e é mais uma promessa de campanha cumprida em menos de seis meses de gestão. A obras dessa unidade escolar estava paralisada há mais de uma década – 13 anos - e foi destravada já nos primeiros meses da nova gestão, colocando fim à espera por vagas na região.
A unidade inaugurada faz parte das obras do PAC 2, modelo Proinfância do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que contratada em 2012, licitadas inicialmente em 2014, paralisadas, licitadas outras vezes, com a regularização efetiva das obras somente no início de 2025.
Orçada em R$ 1,6 milhão e com capacidade para atender até 250 crianças, a nova unidade escolar é padrão do Ministério da Educação - MEC tipo 1, e conta com 10 salas de aulas, 1 sala multifuncional, 2 berçários, 1 sala de amamentação, lactário, cozinha, refeitório, banheiros adaptados, rouparia, sala de professores, almoxarifado, depósito e parque infantil, oferecendo uma estrutura completa para o desenvolvimento das crianças.
“Recebemos um legado de obras paradas e que estamos destravando porque temos um compromisso de entregar essas obras e compromisso com o dinheiro público. Estamos virando essa página triste da história de Várzea Grande e fazendo a mudança de fato acontecer”, afirmou a prefeita, reforçando que atual gestão está trabalhando para finalizar mais quatro obras da educação e outras três unidades em fase de elaboração de projeto.
O vice-prefeito, Tião da Zaeli, revelou que no início da gestão foram feitos levantamentos para conhecer a real situação de várias obras da Educação em Várzea Grande que constataram nove obras contratadas com recurso federal. Desse total, quatro (creches) foram entregues, restando cinco obras em andamento, porém, paralisadas (todas com cláusulas suspensivas, erros e inconformidades técnicas). “Foi assim que assumimos a Prefeitura em janeiro!”, exclamou. E continuou: “A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizou uma força-tarefa para regularizar as pendências, entraves, ajustando e preparando a parte técnica e burocrática para a retomada das obras, com a realização das medições e a liberação dos recursos até então bloqueados” explicou.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cleiton Marino Santana, destacou que o trabalho em equipe, os esforços de todos os profissionais da Secretaria, e a confiança da gestão Flávia/Tião foram preponderantes para a entrega da obra. “Nossa meta é entregar uma escola por mês para a comunidade de Várzea Grande e vamos trabalhar muito para conseguir esse objetivo” afirmou.
A diretora da nova unidade, professora Valeria Martins Silva disse que o acolhimento dos alunos vai ser prazeroso, com as equipes de professores focadas no bem-estar das crianças e no seu desenvolvimento pedagógico. “Aqui elas irão brincar muito e com total segurança. Elas vão brincar e aprender ao mesmo tempo, promovendo seu desenvolvimento integral para que, no Ensino Fundamental, elas possam ter mais êxito. A Educação Infantil é muito importante nesta fase da vida” avaliou.
A HOMENAGEADA - A professora Doralice Silva Cardoso nasceu em Várzea Grande no dia 9 de outubro de 1944. Foi adotada pelo casal Amália e Júlio Domingos de Campos, estudou em escolas públicas e foi professora de Artes, lecionando na Escola Estadual Fernando Leite de Campos nas décadas de 60 e 70. Após se aposentar, ela ainda atuou como servidora do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT) na assessoria do conselheiro Ary Leite de Campos.
Participaram da inauguração do ‘CMEI Professora Doralice Silva Cardoso’ o presidente da Câmara de vereadores, Wanderley Cerqueira, os vereadores Samir Katumata, Raul Curvo, Caio Cordeiro, Rose Prado, Charles Quadros, os ex-vereadores Ferrinho, Chico Curvo e o deputado estadual Júlio Campos.