Quinta-feira, 30 de Maio de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 09:46 - A | A

Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 09h:46 - A | A

NATAL 2022 #VG É TUDO DE BOM

Prefeito e primeira-dama abrem oficialmente festividades do Natal em Várzea Grande

O Bom da Notícia/ com assessoria

O clima natalino e familiar tomou conta da cidade de Várzea Grande neste final de semana, com a abertura do “Natal 2022 #VG É TUDO DE BOM”. Muitas luzes de Natal e cenários natalinos para fotografar como presépio, trenó e Casa do Papai Noel com direito ao bom velhinho recebendo as crianças. Também o “Noel Bus”, um ônibus real e decorado para passeio, além de uma vasta programação de apresentações culturais, despertaram no coletivo público o espírito da festa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo.

Todo esse cenário foi montado em frente à Prefeitura, no Paço Municipal Couto Magalhães. No sábado, 17, o prefeito Kalil Baracat, a primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, e o vice-prefeito José Hazama, abriram oficialmente as festividades de final de ano, entregando ao Papai Noel a chave da cidade. Eles estavam acompanhados do rei e das rainhas da festa, além da Banda Municipal ‘Manoel Teixeira de Oliveira’.

“Eu poderia falar de inúmeros investimentos que fizemos na cidade este ano, obras, ações que a prefeitura está fazendo, e políticas públicas para a nossa sociedade, além das novidades que teremos para o próximo ano. Mas hoje é um dia muito especial, estamos celebrando a chegada do Natal. Momento importante para todos, onde temos que desarmar os espíritos, deixar as mágoas e problemas de lado para que o menino Jesus possa entrar em nossas vidas, nas nossas famílias e trazer energias positivas. Que Jesus Cristo traga para todos os lares várzea-grandenses amor em primeiro lugar”, discursou o prefeito.

Além de declarar aberta as festividades do Natal em Várzea Grande, Kalil Baracat enfatizou que o evento foi feito para a família várzea-grandense e pensado em comunhão. “Hoje eu, minha esposa, o vice-prefeito, todos os secretários municipais e colaboradores da prefeitura entregamos esse presente feito especialmente à família várzea-grandense que poderá aproveitá-lo até o dia 06 de janeiro”, pontuou o gestor.

O evento “Natal 2022 #VG É TUDO DE BOM” foi idealizado e coordenado pela primeira-dama Kika Dorilêo Baracat que está à frente do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT) e recebeu apoio para execução do projeto natalino através da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer no município.

“Tudo foi feito com muito amor, como o prefeito falou, pensando nas famílias várzea-grandenses, nas nossas crianças que merecem celebrar o Natal. Toda decoração foi pensada para que as pessoas possam entender o verdadeiro significado do Natal que é vivenciar o nascimento de Jesus Cristo todos os dias de nossa vida, além de levar a paz a todas às famílias”, disse Kika Dorilêo Baracat.

A primeira-dama também destacou a presença do Rei da Festa Francisco Nogueira da Costa e das Rainhas Isabelinha de Moraes e Iris Francisca Rosa.

“Importante ressaltar que a Secretaria de Assistência Social tem uma participação muito afetiva nesse Natal de Várzea Grande. O rei e as rainhas representam a melhor idade, mostrando que Várzea Grande é uma cidade que valoriza todas as gerações. A feira gastronômica que ocorreu nos dois dias foi coordenada também pela Assistência Social que garantiu a participação de instituições e projetos sociais, a exemplo do Lar dos Idosos, do Lions, da Káritas, da Associação Nossa Terra Nossa Gente. E, a novidade, ficou por conta dos alunos do curso Qualifica Mais VG que comercializaram seus produtos alimentícios, além das mulheres empreendedoras que mostraram todo seu talento com as peças artesanais. É possível ver que em cada detalhe o amor está presente”, disse.

O secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidélis, lembrou que grande parte da programação cultural foi de apresentações das escolas municipais, além da presença dos artesãos da Casa de Artes. “A programação mostrou ao público o talento dos nossos alunos, com musicais, peças de teatro, corais, grupos de dança, uma infinidade de apresentações que emocionaram a todos e buscou o envolvimento com a fé, o amor, a paz e a família, para agradecermos a Deus pelo ano vivido e pedirmos melhorias para 2023”.

O vereador Bruno Rios, prestigiou o evento e representou o Legislativo Municipal e pontuou: “esse evento trouxe o espírito natalino e nós temos que prestigiar e parabenizar a gestão do prefeito e nosso amigo Kalil Baracat, pois reviver o espírito natalino junto à população é importante. Várzea Grande merece e o Natal é para todos”.

O “Natal 2022 #VG É TUDO DE BOM” também trouxe às ruas da cidade a já tradicional Caravana de Natal da Coca-Cola. Que encerrou o desfile de caminhões enfeitados pelas cidades mato-grossenses, em Várzea Grande. A programação cultural ocorreu nesse final de semana, dias 17 e 18 de dezembro, mas toda estrutura com cenários e luzes de Natal permanecem para visitação gratuita da população até o dia 06 de janeiro.

O PÚBLICO

Wilma Felfili, representante da Associação Nossa Terra Nossa Gente, pontuou a importância do evento.  “É tão importante esse resgate do Natal principalmente após essa pandemia que ainda está insistindo. Ela trabalha a autoestima das pessoas. O várzea-grandense estava precisando disso. Parabéns ao Kalil e toda sua equipe por esse maravilhoso evento.

Alice Maria do Espírito Santo, moradora do bairro Paiaguás, falou da sua alegria em participar do “Natal 2022 #VG É TUDO DE BOM”. “É uma coisa muito boa que o prefeito Kalil está fazendo para a população. Faz muitos anos que nós não temos uma festa de Natal. Eu e minhas crianças estamos todos admirados.  Para nós é importante e essa festa significa celebrar o nascimento do menino Jesus e nos alegramos com isso”.

Claudineia Natascha de Oliveira, moradora do bairro Centro em Várzea Grande, próximo ao ginásio de esportes do Fiotão afirmou, “Eu trabalho em uma CMEI aqui do município e fiquei sabendo que ia ter festa de Natal aqui na praça da prefeitura, e vim trazer minhas crianças para ver o Papai Noel. Foi muito prazeroso, o prefeito está de parabéns pela iniciativa e está muito bonito também, vale a pena vir.

“Viemos para aproveitar a decoração de Natal e quando chegamos aqui tinha essas apresentações que nos surpreenderam, inclusive meu filho se interessou em fazer um curso de arte” contou a professora Amélia Lima, que curtia o evento acompanhada da família, na noite de sábado.

Os eventos também se estenderam para o domingo, com apresentações e muita alegria, e, como não podia faltar, o bom velhinho Papai Noel esteve presente distribuindo sorrisos, abraços e alegria aos várzea-grandenses que transformaram a praça em frente à Prefeitura o ponto oficial de encontro neste Natal.

Heitor Andrade de Carvalho, 10 anos, também aproveitou a programação junto à família na noite de domingo, 18. “Eu achei tudo muito divertido o passeio de ônibus, bem criativo”, contou.  

Adriana Gregório da Cruz, moradora da Vila Operária falou sobre a importância de comemorar o Natal. “Minha cunhada que ficou sabendo do evento, da casa do Papai Noel e resolvi com meu marido trazer as crianças para fotografar e curtir as luzes de Natal. Porque o importante nessa data é ter a família toda reunida, com saúde, é isso que significa para nós. Foi muito importante essa festa realizada pela Prefeitura, principalmente para as crianças que amam as luzes, os cenários, o Papai Noel, o presépio, tudo, parabéns e que se repita nos próximos anos.