Terça-feira, 28 de Maio de 2024

SAÚDE & BEM ESTAR Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022, 19:01 - A | A

Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022, 19h:01 - A | A

Dicas para driblar a vontade de comer doce

Saúde

Dicas para driblar a vontade de comer doce
Redação EdiCase

Dicas para driblar a vontade de comer doce

A vontade irresistível de comer doce não é só gula, ela tem uma explicação fisiológica que pode nos isentar da culpa! Além disso, é importante saber que os doces não precisam ser banidos da dieta. Em primeiro lugar, o nutricionista Omar de Faria aconselha uma consulta com um profissional especializado, para saber qual é a origem da vontade pelo doce, se é normal ou decorrente de algum transtorno alimentar.

Por que sentimos vontade de comer doce? 

Quando não existe a ocorrência de transtornos alimentares, a vontade pelo doce é normal e tem uma explicação fisiológica. “Quando alguém precisa de energia, o corpo pede açúcar , que é a principal fonte de energia do cérebro. O cérebro tem um sistema de recompensa que, quando ativado, produz uma sensação de prazer. O doce funciona como uma espécie de gatilho desse sistema”, justifica a nutricionista Mariana Ribeiro.  

Segundo a profissional, isso ocorre porque “mexe com neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, ligados à sensação de bem-estar. Tanto o açúcar dos doces, quanto o dos carboidratos (como massas, pães e biscoitos) têm esse efeito”. Para Omar de Faria, mesmo sendo fisiológica, essa sensação de bem-estar produzida pelos hormônios é um pouco preocupante, pois vicia. 

Influência da TPM 

Muita gente acredita que a vontade de comer doce é maior nas mulheres, mas isso não é 100% verdade. O que ocorre é que no período pré-menstrual, por conta das variações hormonais, as mulheres tendem a buscar a sensação de bem-estar por meio dos doces.  

“A maioria das mulheres associa a melhora de sintomas da TPM , como irritabilidade e mau humor, à ingestão de doces. O chocolate é o campeão da preferência feminina nesta fase”, afirma Mariana Ribeiro.  

Dietas rigorosas 

A nutricionista Mariana Ribeiro também aponta a tendência a fazer regimes rigorosos como outra razão pelo aumento da vontade de comer doces, pois nesses casos, o corpo busca a reposição da energia que não foi adquirida por conta da restrição de alimentos. 

Opte por escolhas saudáveis

Quando a vontade por doce for insubstituível, procure fazer escolhas mais saudáveis. “Normalmente, além do açúcar refinado, boa parte dos doces contém grande quantidade de gordura e esses são os principais a serem evitados”, recomenda a nutricionista Mariana Ribeiro. Ou seja, além das calorias, a quantidade de gordura também deve ser considerada. 

O horário em que você consumirá o doce também deve ser levado em conta. “O melhor horário é após o almoço. Neste momento, o açúcar do doce será misturado aos outros nutrientes da refeição como proteínas, lipídeos e fibras e isso irá evitar picos de insulina. Além disso, você estará saciado e comerá menos, o que é sempre bom”, aconselha Mariana Ribeiro. 

Fonte: IG SAÚDE