Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

SAÚDE & BEM ESTAR Terça-feira, 19 de Setembro de 2023, 15:18 - A | A

Terça-feira, 19 de Setembro de 2023, 15h:18 - A | A

DIETA "MAROMBA"

Nutricionista cita cuidados necessários para uma dieta Bulking segura

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

A busca pelo corpo ideal e a construção de massa muscular têm levado muitas pessoas a considerar a dieta bulking como parte de sua rotina. No entanto, essa abordagem requer cuidados específicos para garantir que os resultados sejam alcançados com segurança e eficácia. A nutricionista da academia boutique Forz Gym em Cuiabá, Ana Karoline Mamede, confirma que sempre surgem novos adeptos desta alternativa alimentar na academia para ganhos de massa e mais definição, porem a profissional alerta que é preciso ter cautela, os adeptos devem seguir a orientação nutricional mais saudável, ou seja, iniciar uma dieta bulking de forma responsável.

Primeiramente é importante compreender que é uma dieta altamente calórica, rica em macronutrientes, como carboidrato, proteína e lipídio, visando o objetivo do ganho de peso e massa muscular, não podendo excluir a prática de musculação, para que o corpo não acumule gordura, pelo fato da dieta ser rica em calorias.

“Neste contexto alimentar existem dois tipos de dieta Bulking, sendo Bulking Limpo e Bulking sujo, a diferença entre ambas estão nos nutrientes, sendo que a dieta Bulking Limpo é composta por uma ingestão maior de calorias, contudo os alimentos são de qualidade nutricional, sendo, carboidratos complexos (integrais), proteína de alto valor biológico e gorduras boas, é uma dieta rica de macronutrientes, visando o ganho de massa muscular. Já a dieta Bulking Sujo é composta por uma ingestão maior de calorias, porém, são alimentos processados e industrializados, ricos em carboidratos simples (refinados), que chamamos de calorias vazias (alimentos pobres em nutrientes), o principal problema desta ingestão diária, está no risco de doenças cardiovasculares, entupimento de veia e uma futura deficiência de vitaminas”, explica.

A nutricionista esclarece que o resultado é o famoso corpo maromba, aquele em que é nítido músculos mais volumosos. Em geral este tipo de alimentação não é incentivado por nutricionistas, mas a categoria acompanha a dieta quando é desejo do atleta, diante da demanda, as observações destes profissionais ainda incluem alguns itens importantes. A nutricionista recomenda uma avaliação médica completa.

“Antes de iniciar qualquer programa alimentar, é fundamental procurar a orientação de um profissional de saúde, na Forz os alunos podem recorrer ao nosso médico do esporte, para exames laboratoriais, esta especialidade é fundamental para entender o estado de saúde e os objetivos de cada pessoa, até que ponto poderia ser benéfico o ganho a mais de massa. Podendo ser uma parâmetros de definição de objetivos”, orienta.

Ainda no quesito cuidados a hidratação e suplementação, bem como o descanso devem ser observados com rigor. “A hidratação é frequentemente negligenciada, mas é crucial para o desempenho e recuperação muscular. E claro tem que incluir suplementos, como proteína. Não podem ficar de lado também o descanso para uma boa recuperação. O crescimento muscular ocorre durante o repouso, portanto, garantir uma boa qualidade de sono e períodos de recuperação é vital”, finaliza