VARIEDADES Terça-feira, 31 de Dezembro de 2019, 11:13 - A | A

Pequeno exercício de gratidão através da mesa posta para fazer no final do ano

IG Delas

O final do ano é uma época propícia para restrospectivas. Ao longo de 2019, nesta coluna, compartilhei textos sobre a  mesa posta e o ato de receber bem em casa .

A gratidão foi o tema da mesa posta montada pela Andrea do @almoçodesexta  arrow-options
Divulgação
Mesa posta com jogo americano em papel Kratf traz sentimentos do ano e pedidos para 2020


À primeira vista, uma mesa posta de forma harmoniosa, com louças, jogos americanos e afins, desperta encantamento e admiração. Para alguns pode parecer bobagem, mas mesa posta não se resume à disposição dos itens. É demonstração de carinho, afeto, gentileza. Gera memórias afetivas inesquecíveis.

O ato de sentar-se à mesa e fazer refeições na companhia de familiares ou amigos é um hábito saudável e prazeroso. É a ocasião em que podemos presentear o outro com algo muito especial nos dias de hoje: o tempo. Tempo real, sem celular e outras distrações, verdadeiramente vivido. Conversar sobre o que aconteceu no trabalho do companheiro ou na escola dos filhos. Isso fortalece vínculos familiares. Os resultados são surpreendentes.

Leia também: Como acertar na escolha das taças 

O hábito de montar uma mesa posta  ganha cada vez mais adeptos. Pessoas de diferentes faixas etárias têm percebido os benefícios trazidos pelo simples ato de priorizar o momento da refeição, seja ela qual for. Para além da estética e da decoração, a mesa é lugar de união.

Ao longo de 2019, o ato de sentar-se à mesa para realizar refeições em família fez parte da sua rotina? Se sim, acredito que tais momentos tenham sido eternizados em sua memória. Se não, nunca é tarde para começar a praticar uma hábito que traz benefícios para toda a família.

Realizar refeições ao redor da mesa é muito importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. É através desses momentos, por exemplo, que além do fortalecimento de vinculos afetivos, a identidade familiar é reforçada, através do sentimento de pertencimento, trazendo segurança e também a percepção de valores.  

Agradecimentos e desejos na mesa posta

Mesa posta utilizando jogo americano em papel arrow-options
Divulgação
Esse foi meu exercício de gratidão de 2019. Que tal repetir para 2020?

Ademais, a reunião da família em torno da mesa é um boa ocaisão para que crianças e adolescentes aprendam noções de educação à mesa, como se portar, por exemplo, mastigar pausadamente e não falar enquanto mastiga os alimentos. 

Acredito também que a mesa posta pode ser cenário para um pequeno exercício de gratidão . Nas palavras de Marcia Luz, a gratidão denomina-se pelo entendimento de ser grato a algo que a vida nos dá, sendo bom ou ruim.

Leia mais: Novo ano pede decoração nova: confira 5 tendências que prometem bombar em 2020

Que tal montar uma mesa na companhia de sua família ou amigos, e preparar um jogo americano em papel? Basta recortar no formato adequado e escrever cinco coisas pelas quais você foi grato em 2019 e 5 sonhos ou objetivos para 2020. Garanto que a atividade renderá boas conversas e reflexões em torno da mesa.



Fonte: IG Delas


Imprimir

Comentários