icon Segunda-feira, 14 de Junho de 2021

VARIEDADES Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2019, 06:37 - A | A

Saiba a importância de sempre dizer a verdade aos filhos

IG Delas

Não minta para o seu filho. O melhor caminho é sempre dizer a verdade. Muitos pais me perguntam o que fazer quando os filhos perguntam coisas que não podem responder, eu respondo: diga sempre a verdade.

Leia também: Meu filho está de férias, e agora? Veja dicas de atividades

mãe e filha conversando arrow-options
shutterstock
Dizer a verdade aos filhos é fundamental

Não ha outro caminho, mentir para o seu filho trará péssimas consequências, a criança percebe na hora a mentira, ou descobre mais tarde que o que você disse não era verdade, isso para com que ela deixe de confiar em você.

Mas como fazer com assuntos que não devem ser ditos a crianças?

O filho pergunta: "mãe posso ter um cachorro?" você não quer dar o cachorro, têm seus motivos, o que vai responder para o seu filho?

Diga a verdade , não vamos ter um cachorro porque eu não quero, diga os motivos reais e se a criança continuar insistindo diga a ela que no momento oportuno voltarão a discutir esse assunto, se quiser marque uma data, daqui um ano por exemplo.

E se o seu filho perguntar se o Papai Noel existe? Bom, ai depende do que você acredita, se você não acredita que o papai Noel existe, mas não quer dizer a verdade ao seu filho, você pode dizer a ele, que o papai Noel não existe para adultos, ou para você, mas que se ele acredita, para ele pode existir, quando o seu filho crescer e "descobrir" que papai Noel não existe, ele não vai achar que você mentiu para ele.

Leia também: Distúrbio alimentar em crianças: como os pais devem agir?

Às vezes mentimos para nossos filhos para dar ênfase a alguma situação ou por achar que eles não aguentariam a verdade.

Se o cachorro do seu filho morre, você deve dizer a ele, ele morreu, não vai mais voltar, isso é suficiente, não diga a ele que ele fugiu, ou compre correndo outro para colocar no lugar, ou até que ele virou estrelinha no céu, se você acha que o seu filho é muito novo e não vai compreender a morte, porque ele compreenderia que o cachorro fugiu, ou que virou estrelinha?

Dizer a verdade simplifica a vida, quando você fala a verdade, não precisa lembrar-se depois do que disse, é só repetir, você não vai esquecer, porque é a verdade.

Claro que você não precisa dizer ao seu filho coisas que o magoem, que ele não compreenda, que sejam assuntos de adultos, mas ai é que entra realmente dizer a verdade, diga:

  • Não sei
  • Não posso dizer isso para você agora
  • Esse assunto não é para a sua idade, quando for eu te falo
  • Vou procurar saber
  • Isso pode
  • Isso não pode

Leia também: Seus filhos brigam muito? Saiba como resolver conflitos entre irmãos

Todas essas frases são muito simples e fáceis de dizer, desde que sejam verdadeiras.

Como eu já disse aqui, criança não é boba, é só criança.



Fonte: IG Delas


Imprimir

Comentários

Silvio Ribeiro 21/12/2019

Sou ator e o Papai Noel mais antigo do Brasil, por tempo de atividade. Comemoro neste Natal, 53 anos de carreira. Cometo a imodéstia de afirmar que tenho algo a dizer sobre a matéria. As duas PIORES E ABSURDAS sugestões desta matéria ingênua, são: "Não posso dizer isso para você agora" "Esse assunto não é para a sua idade, quando for eu te falo" Sabem por quê: Criará ansiedade na mente da criança, que ainda não tem discernimento para ouvir tais disparates . Perdoem-me a franqueza. Quando uma criança pergunta aos pais se Papai Noel existe é porque ela está pensando no assunto. Antes ela acreditava mais firmemente e não perguntava. Pensem nisso! A ingênua CRENÇA de que não se deve mentir (neste caso), não passa de achismo disseminado pela internet pelos pseudos pedagogos e pelos pseudos terapeutas de plantão. Fujam desses ACHISMOS. Uma boa resposta pode ser: "_A mamãe não sabe direito, mas é tão gostoso a gente imaginar o Papai Noel voando no seu trenó puxado por suas renas mágicas e trazendo os presentes, como a gente vê nos filmes. Ah eu acho isso muito legal". Respondendo assim,as mães não estarão mentindo, mas exaltando a imaginação da criança e o lado lúdico. Nunca encontrei NENHUM ADULTO que na infância, por ter acreditado em Papai Noel, no coelhinho da Páscoa ou na Cegonha, cresceu traumatizado e necessitando de fazer terapia ou que foi internado num hospital psiquiátrico, por ter um dia percebido que esses personagens não existem. ELES EXISTEM, SIM..... ma imaginação fértil do universo infantil, pois sem a imaginação, a vida tem pouca graça nem cor. Estou com 70 anos, muito bem vividos. Quando era criança aprendi com os padres que todos nascemos com o "pecado original" por culpa da desobediência de Adão e Eva. Meu Deus....... Essa mentira da Igreja Católica foi criada há quase 2 mil anos, na Idade Média e persistiu até até a segunda metade do século passado. Crianças, adolescentes, jovens, maduros e idosos acreditaram nessa mentira e morreram com essa crença. Mentira ruim é isso. Concluindo: Melhor é responder que não sabe mas deixar que a criança avalie sozinha, mas incentivando o lado lúdico. E se a criança disser que os amiguinhos maiores dizem que Papai Noel não existe, talvez seja melhor devolver com outra pergunta. "__E o que você acha?... A mamãe não sabe tudo!" Abraços carinhosos do Papai Noel Silvio Ribeiro FELIZ NATAL!

1 comentários

1 de 1