Sábado, 15 de Novembro de 2025

VARIEDADES Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025, 09:41 - A | A

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025, 09h:41 - A | A

INTERNACIONAL

Tufão Bualoi devasta Vietnã, deixa mortos e desaparecidos e avança rumo ao Laos

Tempestade provocou ondas de oito metros, destruiu casas, alagou estradas e fez o governo evacuar mais de 28 mil pessoas

Redação do O Bom da Notícia

O Vietnã enfrenta os efeitos devastadores do tufão Bualoi, que atingiu a costa norte-central do país nesta segunda-feira (29). A passagem da tempestade deixou ao menos oito mortos, 17 desaparecidos e centenas de feridos, além de provocar alagamentos, destruição de casas e o corte de energia elétrica em várias províncias.

Com ventos que chegaram a 117 km/h no momento em que tocou terra, o Bualoi levantou ondas de até oito metros e causou pânico em moradores. “Fiquei acordado a noite inteira com medo de que a porta fosse arrancada pelos ventos fortes”, relatou Ho Van Quynh, da província de Nghe An.

Entre as vítimas estão pescadores que desapareceram após dois barcos virarem em alto-mar na província de Quang Tri. Outro barco perdeu contato durante a tempestade, de acordo com a agência nacional de gestão de desastres.

Na província de Ninh Binh, rajadas de vento provocaram a morte de oito pessoas e deixaram outras sete feridas. Em Hue, uma pessoa foi arrastada pela enchente, enquanto em Thanh Hoa, outra vítima morreu após a queda de uma árvore.

Até o momento, o governo contabiliza 245 casas danificadas, 1.400 hectares de arroz e plantações inundadas e estradas bloqueadas. Apesar da força do tufão, fábricas de grande porte instaladas na região — como unidades da Foxconn, Luxshare, Formosa Plastics e Vinfast — não tiveram grandes danos relatados.

Antes da chegada da tempestade, mais de 28.500 pessoas foram retiradas de áreas de risco e centenas de voos cancelados devido ao fechamento de quatro aeroportos. As autoridades também alertaram para o risco de enchentes severas e deslizamentos de terra, já que a previsão é de até 500 milímetros de chuva em algumas regiões até terça-feira.

O Bualoi agora segue enfraquecido em direção ao Laos, com ventos de até 74 km/h. O país, no entanto, continua em alerta máximo, já que tempestades tropicais semelhantes costumam deixar rastros de destruição na região.

Com informações do G1