Sábado, 27 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 10 de Junho de 2019, 16:05 - A | A

Segunda-feira, 10 de Junho de 2019, 16h:05 - A | A

SALÁRIO ATRASADO

Após reunião, motoristas do transporte coletivo suspendem paralisação

Rafael Machado - O Bom da Notícia

Os motoristas do transporte coletivo de Cuiabá suspenderam a paralisação iniciada na madrugada desta segunda-feira (10). Eles interromperam os serviços porque não haviam recebido o salário na última sexta-feira (7), como está previsto no acordo coletivo em que o pagamento ocorreria no quinto dia útil de cada mês.

 

Segundo Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU), os motoristas suspenderam a mobilização com a promessa de receber até a próxima quarta-feira (12).

 

A suspensão da paralisação ocorreu após reunião entre o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, representantes das empresas e da associação dos motoristas.

 

Inicialmente, os motoristas da Caribus, Integração e Intermunicipal aceitaram a proposta, por último, os trabalhadores da Pantanal Transportes também acolheram a ideia.

 

A paralisação pegou de surpresa cerca de 270 mil usuários do transporte coletivo.

 

A Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (MTU) confirmou que 100% dos ônibus haviam parados. Destacaram que as empresas estão com dificuldades financeiras devido oscilações no valor da passagem, o que teria ocasionado um desiquilíbrio financeiro.

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou que iria tomar providências na Justiça, caso os motoristas do transporte coletivo não retomassem às atividades ainda nesta segunda.

 

A Prefeitura destaca que a paralisação é ilegal e que a categoria deveria ter dado um aviso prévio de 72h antes da interrupção do serviço, conforme estabelecido por lei. Afirma que 30% da frota deveria ter sido mantido em circulação por se tratar de um serviço essencial.