Domingo, 19 de Maio de 2024

O BOM DA VIDA Quarta-feira, 08 de Maio de 2024, 15:21 - A | A

Quarta-feira, 08 de Maio de 2024, 15h:21 - A | A

POCKET SHOW

‘Exaltando Nossas Cores’ tem música, capoeira e entrevistas de protagonistas negros de MT

Evento compõe agenda do Prêmio Jejé de Oyá e será apresentado pela imortal das Letras Luciene Carvalho

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

Antecedendo a grande noite da entrega do Prêmio Jejé de Oyá, a Bemtivi Academia de Arte promoverá, no próximo dia 20, o ‘Pocket Show Exaltando Nossas Cores’, no Teatro Universitário da UFMT, às 19h30, com entrada gratuita. Vão se apresentar Mc Breno Dz6, a cantora Mariana Borealis e o capoeirista Régis Gomes. E quem vai conduzir o evento será a primeira mulher negra e periférica a assumir a presidência da Academia Mato-Grossense de Letras, a poeta Luciene Carvalho.

A programação do Pocket Show prevê apresentar a história de seis dos homenageados pelo Prêmio Jejé de Oyá, para contar suas atuações relevantes em suas áreas: a presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, desembargadora Adenir Alves da Silva Carruesco; a produtora cultural Lindisey Sá; a mestra da cultura popular, Dona Matilde da Silva; o ex-secretário adjunto Cultura de Mato Grosso, Jan Moura; o delegado Nilson Farias; e o funcionário aposentado pela UFMT, João Bosco Cajueiro.

O ‘Pocket Show Exaltando Nossas Cores’ compõe a agenda do Prêmio Jejé de Oyá 2024 que, este ano, mantém aberta, até o fim de maio, uma exposição de artes visuais, de sexta a domingo, na a Bemtivi Academia de Arte, no Goiabeiras Shopping; além da própria entrega do prêmio, no dia 1º de junho, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, às 19h30; seguido da grande festa, o ‘Sambão de Jejé’.

Luciene Carvalho, imortal das Letras de Mato Grosso e ganhadora da primeira edição do Prêmio Jejé de Oyá, neste ano apresentadora do Pocket Show, disse ter muito orgulho em fazer parte deste projeto. “Acho natural que Jejé tenha virado prêmio. Ter composto a lista dos que foram premiados na primeira edição me enche de orgulho. Desejo vida longa ao prêmio que eterniza a personalidade cuiabana [...]. Acredito que a existência e permanência do prêmio se fazem mais que necessárias e representam o novo tempo da presença afro em Cuiabá”, refletiu.

O evento é gratuito e os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/pocket-show-exaltando-nossas-cores/2431395

Sobre o Prêmio Jejé de Oyá

A premiação, que chega em 2024 à terceira edição, visa premiar o protagonismo negro mato-grossense nas mais diversas áreas de relevância social e cultural. Para tanto, prevê agenda extensa e envolvimento popular. Nas duas primeiras edições, antecedendo a entrega do prêmio, houve edições de sambas e feiras em praças públicas.

Este ano, a realizadora Bemtivi Academia de Arte propôs destacar artistas da terra em uma exposição de artes visuais e do audiovisual, com a oferta de workshops, bem como um pocket show, com entrevistas de algumas personalidades negras homenageadas.

A entrega do prêmio encerra a programação e os homenageados foram selecionados por um júri, que considerou a atuação de cada um em seus respectivos trabalhos, além da representatividade que desempenham nesses espaços.

São parceiros do evento a empresa Bom Futuro, Sicredi Ouro Verde, Assembleia Social, Instituto Memória ALMT, Eletro Fios, SECEL-MT e Governo de Mato Grosso